Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Corte realiza curso sobre elaboração de projetos de licitação pública para servidores da CGE

Corte realiza curso sobre elaboração de projetos de licitação pública para servidores da CGE

25 Visualizações
Publicado: 3 de dezembro de 2019 - Última Alteração: 3 de dezembro de 2019

Tamanho da Fonte

Aulas são presenciais para servidores que atuam no setor

Nesta quinta-feira, 5, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) inicia o curso de capacitação “Análise das Minutas de Termo de Referência e Edital” dirigido aos profissionais da Controladoria-Geral do Estado (CGE), que trabalham com licitações públicas e na elaboração dos termos de referência e editais. O curso com modalidade presencial tem duração de dois dias (5 e 6/12), sendo no período de 9h às 12h e de 13h às 18h, e tem o objetivo de orientar na correta especificação dos bens, ou descrição dos serviços, que resulta na preservação do erário, com projetos sem vícios ou imperfeições técnicas.

 

O curso será ministrado pela diretora-geral de Controle Interno do TCE/TO, Dagmar Gemelli e fará a associação entre teoria e prática, os servidores que se inscreverem, poderão desenvolver as competências de colaboração, compreensão do todo, solução de conflitos e planejamento das atividades.

 

O conteúdo traz, dentre outros tópicos, a fase interna e externa do processo de contratação na administração pública, a importância do planejamento, atores, finalidade e conceito e previsão legal da elaboração do termo de referência. Além disso, o curso prevê uma análise das decisões do TCE/TO e o posicionamento do Tribunal de Contas da União-TCU, quanto as principais irregularidades encontradas na elaboração dos Termos de Referência.

 

Os tópicos serão abordados com explanações teóricas e inserção de exercícios práticos, oficinas análise de julgados do TCU e TCE/TO, bem como a análise dos Termos de Referência selecionados conforme o diagnóstico previamente aplicado a unidade demandante do curso.

 

Instrutora

Dagmar Gemelli é Doutora em Direito pela Universidade Universidade Ilhas Baleares-UIB, Espanha. Mestre em Políticas Públicas pelo Uniceub. Pós-Graduação em Direito de Estado. Administração e Planejamento para Docentes; professora do Curso de Direito, disciplinas de Direito Administrativo I e II, Orientadora de TCD, coordenadora da atividade de extensão “Grupo de Estudos de Direito Administrativo e Formação de Agentes de Controle”. Pesquisadora líder do Grupo de Pesquisa “Controle Social e Transparência” cadastrado no CNP’q /CAPES; auditora de Controle Externo do TCE/TO e atualmente é diretora-geral de Controle Interno TCE/TO.