Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiros e servidores da Corte tocantinense participam do Fórum Nacional de Auditoria

Conselheiros e servidores da Corte tocantinense participam do Fórum Nacional de Auditoria

13 Visualizações
Publicado: 26 de abril de 2019 - Última Alteração: 26 de abril de 2019

Tamanho da Fonte

Evento de capacitação acontece em Brasília

Com a intenção de capacitar servidores quanto às normas de contabilidades internacionais do setor público, o Instituto Rui Barbosa (IRB) realiza em Brasília, o Fórum Nacional de Auditoria com o tema Auditoria e Governança. Conselheiros e servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) participam do evento que termina nesta sexta-feira. 

 

A capacitação dá continuidade ao Planejamento Estratégico do IRB, que está percorrendo todas as regiões brasileiras em busca de debates para padronização das Normas Internacionais de Auditoria no Setor Público (NBASP). 

 

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) João Augusto Ribeiro Nardes falou sobre o Contexto da Governança Pública de 2012 até os dias atuais, e destacou que o maior problema do Brasil é “a desgovernança”. 

 

WhatsApp Image 2019 04 26 at 10.20

 

 

Na oportunidade, o conselheiro Severiano Costandrade, presidente da Corte de Contas tocantinense, sugeriu ao ministro, que seja realizada uma auditoria coordenada na implantação da governança em todos os tribunais do país. Nardes sinalizou positivamente para ideia e o IRB irá estudar a proposta. 

 

O corregedor do TCE/TO, conselheiro José Wagner Praxedes, também participou do evento em Brasília. Quem também esteve presente foi conselheiro do TCE/TO e coordenador do Comitê Técnico de Jurisprudência, Súmula e Processo do IRB, Manoel Pires dos Santos, que falou aos membros e servidores dos Tribunais de Contas do Brasil sobre os temas ligados ao comitê pelo qual é responsável dentro do Instituto.

 

Manoel Pires Fórum Nacional de Auditoria2

 

Programação

 

Nos dos dias de capacitação (quinta-feira e sexta-feira) os presentes puderam acompanhar ainda as palestras com Luis Afonso Gomes Vieira (TCU) sobre a Política Nacional de Governança Pública, e com Renata Silveira Carvalho (TCU) que discursou sobre o Projeto Integrar (Governança multinível). 

 

Ainda dentro da programação do evento aconteceram as palestras sobre A Governança dos TCs e as Normas Internacionais de Auditoria do setor público, com o palestrante e conselheiro do TCE/AM, que também é vice-presidente de Desenvolvimento Institucional e coordenador do Comitê de Governança dos TCs do IRB, Érico Xavier. 

 

WhatsApp Image 2019 04 26 at 10.09

 

Já o conselheiro do TCE/BA, vice-presidente de Auditoria e Presidente do Comitê de Normas de Auditoria do Setor Público do IRB, Inaldo da Paixão, falou sobre a Implantação das normas internacionais de auditoria no Brasil – contexto histórico. 

 

Os presidentes do o Instituto Rui Barbosa (IBR), Ivan Lelis Bonilha, da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, e do Colégio Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil (CNPTC), Edilson de Sousa Silva compuseram a mesa principal e discursaram no evento.

 

WhatsApp Image 2019 04 26 at 12.09