Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiro Severiano é eleito secretário do Colégio de Presidentes dos TCs

Conselheiro Severiano é eleito secretário do Colégio de Presidentes dos TCs

14 Visualizações
Publicado: 26 de fevereiro de 2019 - Última Alteração: 26 de fevereiro de 2019

Tamanho da Fonte

Eleição ocorreu durante reunião ordinária da entidade, em Brasília. 

Foi realizada nesta terça-feira, 26, no Instituto Serzedello Corrêa, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, a primeira reunião ordinária do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil. Na oportunidade, o presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, foi eleito secretário da entidade. 

 

Trabalhos 

 

A reunião foi aberta pela Presidente interina do Colégio, conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE/AM), Yara Amazônia Lins Rodrigues dos Santos, que conduziu os trabalhos. 

 

O conselheiro do TCE/MA, Caldas Furtado, presidente da entidade até o final de 2018, apresentou um balanço dos trabalhos realizados ao longo da gestão. 

 

O Ministro do TCU, Augusto Nardes, destacou os resultados obtidos com a implantação da Governança no TCU, o que, segundo ele, provocou uma transformação significativa. O Ministro anunciou um evento sobre a implantação da governança em todos os TCs no Brasil a ser realizado ainda no primeiro semestre. 

 

Também fez uso da palavra o ouvidor do TCE/ES, conselheiro Sebastião Carlos Ranna de Macedo, que falou sobre as iniciativas para aprimorar o trabalho das Cortes, como o Marco de Medição do Desempenho. 

 

Eleição 

 

Durante a reunião, houve a eleição da nova diretoria do Colégio. Foram eleitos os conselheiros Edilson de Souza Silva (TCE/RO), Joaquim Castro (TCM/GO) e Severiano Costandrade (TCE/TO), respectivamente presidente, vice e secretário. 

 

“Fazer parte do Colégio de Presidentes dos Tribunais de Contas do Brasil é de extrema importância, pois, assim, podemos integrar as Cortes de Contas e uniformizar ações, com vistas ao fortalecimento do Controle Externo e incentivo às políticas públicas em benefício da sociedade”, destacou Severiano Costandrade. 

 

No fim do encontro, o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira, abordou as ações atuais e futuras  da associação, incluindo as próximas reuniões institucionais sobre a importância da atuação dos TCs. 

 

 C