Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiro ressalta os avanços das questões processuais das Cortes

Conselheiro ressalta os avanços das questões processuais das Cortes

14 Visualizações
Publicado: 27 de junho de 2019 - Última Alteração: 27 de junho de 2019

Tamanho da Fonte

Manoel Pires discursou durante a abertura do 7º JurisTCs e o 3° Fórum de Processualística, em Goiânia

Começou nesta quinta-feira, 27, o 7º JurisTCs e o 3° Fórum de Processualística, que vai até amanhã (28) em Goiânia, no auditório José Sebba, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE/GO). Trinta e um dos 33 Tribunais de Contas brasileiros estão representados no evento. 

 

O objetivo dos encontros é abordar as ferramentas e procedimentos que visam facilitar o acesso à jurisprudência nos Tribunais de Contas, além de discutir e aprimorar técnicas processuais, de transparência e combate à corrupção. O público-alvo é formado por membros e o corpo técnico dos TCs. 

 

Na abertura do encontro, o conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), presidente do Comitê de Jurisprudência, Súmula e Processo (CJSP) do Instituto Rui Barbosa (IRB), Manoel Pires dos Santos, agradeceu o empenho da equipe e ressaltou a importância dos avanços nessa temática para consolidação da jurisprudência nos TCs, bem como da melhoria das questões processuais das Cortes. Agradeceu também o empenho do IRB e do conselheiro Ivan Bonilha, presidente do IRB. 

 

O conselheiro Celmar Rech, presidente do TCE/GO, deu as boas-vindas afirmando que a expectativa de todos é grande para a realização dos dois eventos em Goiânia. “São assuntos de grande importância que serão abordados em um momento de reflexão dos Tribunais de Contas, reconhecendo o quanto têm de avançar”. Traçou ainda panorama do tema da jurisprudência, exemplificando com o exemplo do TCE-GO nos últimos dez anos. 

 

Já o presidente do TCM-GO, conselheiro Joaquim Castro, ressaltou a participação maciça dos TCs, que contribuem em especial para fomentar as discussões em torno do assunto do evento. 

 

conselheiro Manoel Pires na abertura do JurisTCs em Goiânia

 

A palestra inaugural contou com a presença de Edmundo Vera dos Santos Filho, do Supremo Tribunal Federal (STF), com o tema: A experiência de implantação da ferramenta de Inteligência Artificial no STF”. Da Corte tocantinense, também participam do evento além do conselheiro Manoel Pires, a diretora-geral de Controle Interno, Dagmar Gemelli, os servidores do setor de Normas e Jurisprudência, Khênia Rubia e Marcelo Henrique, e e a coordenadora de desenvolvimento de sistemas, Elizabeth Maria Martinho da Silva Rodrigues.

 

Confira a programação do 7º JurisTCs e do 3º Fórum de Processualística. 

 

Com informações da Assessoria do IRB.