Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiro fala sobre o papel dos TCs a universitários

Conselheiro fala sobre o papel dos TCs a universitários

11 Visualizações
Publicado: 13 de maio de 2019 - Última Alteração: 13 de maio de 2019

Tamanho da Fonte

Alunos do curso de Direito da UFT participaram de palestra com André Luís de Matos Gonçalves

Em uma manhã diferente nesta segunda-feira, 13, com a presença de alunos do quarto período do curso de Direito da Universidade Federal do Tocantins (UFT), o conselheiro André Luís de Matos Gonçalves, do TCE/TO, conversou com os universitários sobre “O Papel dos Tribunais de Contas e a Transparência”. 

 

Em uma palestra realizada no Instituto de Contas 5 de Outubro, o conselheiro explicou aos alunos o que é feito no TCE/TO e suas competências como órgão fiscalizador. Ele destacou assuntos como a Lei de Responsabilidade Fiscal, já que um dos maiores problemas das federações fiscalizadas pela Corte (prefeituras e Estado) é o gasto com o pessoal. 

 

O conselheiro destacou a importância dessa proximidade entre o Tribunal de Contas e a UFT, que tem intenção de promover junto à academia as informações sobre o “trabalho do Tribunal, sua efetividade, a importância para sociedade, promoção de políticas públicas mais eficientes, mais eficazes e com menor gasto do dinheiro público. É isso que o Tribunal fiscaliza”, ressaltou André. E complementou: “A importância dessa interação com a academia é promover esse giro de mentalidade naqueles que vão operar o direito assim que se formarem”. 

 

IMG 9916

 

O professor de Direito Constitucional II, Wanderson Santana Rocha, afirmou que esta foi uma oportunidade ímpar para conhecer o tribunal e ter esse contato com o conselheiro. “Uma coisa é a teoria na universidade dentro da sala de aula. Essa vivência é um enriquecimento para os alunos que unem a teoria com a prática. A palestra do conselheiro André foi muito importante, pois trouxe a realidade do Tribunal e sua importância para o nosso dia a dia”, enfatizou. 

 

Marli Santos, aluna do 4º período de Direito da UFT, reforçou o pensamento do professor. “A palestra foi muito importante porque conhecendo o trabalho do Tribunal de Contas é possível a gente também participar caso perceba alguma inconsistência na aplicação de recursos das prefeituras e do Estado. Podemos contribuir com o tribunal com uma informação específica ou mesmo acompanhando o julgamento”, destacou. 

 

A aluna Tainá Rodrigues de Morais também elogiou essa interação entre a faculdade e o Tribunal. “É interessante porque não temos dentro da nossa grade de estudos um aprofundamento sobre o que é e o que faz o Tribunal de Contas. Essa é uma forma complementar o aprendizado dos alunos”.

 

IMG 9944

 

 

Memorial

Após a palestra com o conselheiro André Luís de Matos Gonçalves os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Memorial TCE/TO, onde é possível ver toda história da Corte desde sua implantação no Tocantins. Durante a visita a universitária Marli Santos revelou aos colegas que participou da produção da primeira revista da Corte, exposta como um documento histórico.