Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiro e procurador de Contas participam de seminário em Brasília

Conselheiro e procurador de Contas participam de seminário em Brasília

20 Visualizações
Publicado: 29 de março de 2019 - Última Alteração: 29 de março de 2019

Tamanho da Fonte

André Luiz de Matos Gonçalves e José Roberto Torres Gomes acompanham evento sobre gestão da informação em Saúde

O conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) André Luiz de Matos Gonçalves e o procurador de Contas José Roberto Torres Gomes estão em Brasília, onde participam do seminário sobre Gestão da Informação em Saúde. O evento tem como objetivo analisar as contribuições do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), ao Processo Decisório de Políticas e Programas de Saúde. 

 

A Corte de Contas vem assumindo nos últimos anos o papel institucional de educador, ou seja, agir antes que o dano ao erário aconteça, fomentando as políticas públicas, principalmente numa área sensível como a da saúde. 

 

O estímulo a pesquisa é uma marca que o TCE/TO quer atingir nos próximos anos, pois por meio de incentivo a programas que estimulem a pesquisa científica, toda a comunidade irá ser beneficiada, uma vez que políticas públicas serão desenvolvidas num estudo da realidade local onde ela será aplicada, gerando assim, uma alocação correta dos recursos públicos e uma maior satisfação da comunidade envolvida. 

 

conselheiro 

 

Bireme

 

O Bireme é um Centro Especializado integrante da Organização Mundial de Saúde (OMS) para a cooperação técnica em informação e comunicação científica em saúde na Região das Américas. Estabelecido em 1967 em São Paulo, sua operação é orientada ao desenvolvimento de capacidades e infraestruturas nacionais e regional para a gestão, acesso, organização, indexação, preservação e disseminação e acesso à informação, conhecimento e evidência científica, em sintonia com o estado da arte das metodologias e tecnologias correspondentes. 

 

O centro tem como missão a contribuição para o desenvolvimento da saúde nos países da América Latina e Caribe por meio da democratização do acesso, publicação e uso de informação, conhecimento e evidência científica. 

 

A presença tanto do conselheiro André Luiz como a do procurador José Roberto neste evento visa aumentar a contribuição nas produções científicas na área de políticas públicas, uma vez que ambos são pesquisadores na área das políticas públicas.