Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheira lança livro e discute finanças públicas em evento na Bahia

Conselheira lança livro e discute finanças públicas em evento na Bahia

9 Visualizações
Publicado: 6 de novembro de 2018 - Última Alteração: 6 de novembro de 2018

Tamanho da Fonte

Na segunda-feira (5), Doris participou das comemorações dos 30 anos da Constituição Federal no TCE/SP.

A conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) Doris de Miranda Coutinho participou, nesta terça-feira, 6, do I Fórum Nacional de Auditoria, que acontece, em Salvador, na sede do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA).

Durante a sua palestra sobre Finanças Públicas na atualidade, Doris Coutinho recomendou que haja mudanças comportamentais, a exemplo da adoção imediata de completa transparência na gestão pública e o estímulo à participação dos cidadãos na fiscalização dos atos dos gestores.

Para ela, um dos mais graves problemas do Brasil é a falta de governança, que implica a existência de um bom planejamento da gestão dos recursos. Além disso, ressaltou a importância do papel das Cortes de Contas e da necessidade de que esses também promovam mudanças importantes em sua forma de atuação.

“Os Tribunais de Contas precisam se inserir nesse meio como instituição, precisam aderir a uma linguagem de fácil entendimento da população, trazer a população para o seu lado, para que possa ajudar no controle da gestão. E criar essa parceria, essa retroalimentação: a sociedade alimenta os tribunais e os tribunais alimentam a população”, pontou.

O evento é promovido pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), em parceria com o TCE/BA e o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA). O objetivo é alinhar a atuação dos Tribunais de Contas quanto à melhor forma de utilização das Normas Brasileiras de Auditoria do Setor Público (NBASP) para dar mais eficiência e eficácia aos trabalhos de fiscalização da gestão pública.


lançamento livro

Lançamento livro

No Fórum, a conselheira ainda lançou o livro “Finanças Públicas: travessia entre o passado e o futuro”. A obra, ao longo da história do Brasil e nos tempos atuais, identifica os principais obstáculos ao desenvolvimento do país, e propõe soluções a partir da análise da realidade em que se encontram a gestão e as contas públicas.


30 anos da Constituição Federal

3


O evento em comemoração aos 30 anos da Constituição Federal, ocorreu na tarde de segunda-feira, 5, no Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE/SP).


O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) foi representado pela conselheira Doris de Miranda Coutinho que, juntamente com conselheiros e auditores de Controle Externo, debateram sobre financiamento da saúde pública.


A programação ainda contou com discussões sobre o papel dos Tribunais de Contas na defesa da Constituição Financeira e Renúncias Fiscais.

 

COM INFORMAÇÕES DA ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DO TRIBUNAL DE CONTAS DA BAHIA E DO TRIBUNAL DE CONTAS DE SÃO PAULO