Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheira Doris lança novo livro em Curitiba

Conselheira Doris lança novo livro em Curitiba

13 Visualizações
Publicado: 17 de setembro de 2018 - Última Alteração: 17 de setembro de 2018

Tamanho da Fonte

Evento foi realizado durante Congresso Internacional de Direito Financeiro

O novo livro da conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Doris de Miranda Coutinho, foi lançado, na última sexta-feira, 14, em Curitiba, durante o 5º Congresso Internacional de Direito Financeiro.

Intitulada “Finanças Públicas: travessia entre o passado e o futuro”, a obra, ao longo da história do Brasil e nos tempos atuais, identifica os principais obstáculos ao desenvolvimento do País, e propõe soluções a partir da análise da realidade em que se encontram a gestão e as contas públicas.


“Ele é uma continuação do meu primeiro livro “O ovo da Serpente”, onde explorei as razões que nos trouxeram a este patamar de ‘desgoverno’ e corrupção sistêmica. E este segundo livro vem em uma outra vertente: diante de tudo isso que constatamos que existe, o que podemos fazer para mudar, por meio de questões práticas mesmo”, explicou a conselheira Doris.


Próximos lançamentos

Em 2 de outubro acontece em São Paulo e no dia 10 é a vez de Palmas ser palco do lançamento do livro. A noite autógrafo será realizada na Livraria Leitura.


Acesso livre

A democratização do conhecimento é a proposta do modelo Open Access (Acesso Livre), uma forma de publicar trabalhos científicos ou acadêmicos e disponibilizá-los online para qualquer pessoa interessada, sem nenhum custo para o leitor. E foi pensando em fazer com que sua pesquisa sobre finanças públicas tivesse acesso irrestrito que a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, Doris Coutinho, escolheu esse modelo para publicação de seu novo trabalho.


WhatsApp Image 2018 09 14 at 17.44

De acordo com o jornalista João Villaverde, autor da Apresentação da obra, o livro chega em momento propício e sua narrativa é aberta a leitores não especializados. “Ela parte da falta de transparência fiscal dos governantes, passa pela ética e termina com um chamado à cidadania: é preciso fiscalizar a coisa pública, exercer o controle social”, comenta.


A 5ª edição do Congresso Internacional de Direito Financeiro aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, no Centro Universitário Curitiba (UNICURITIBA) e contou com a presença de diversos profissionais das ciências jurídicas, administrativas e contábeis.


A autora

Doris de Miranda Coutinho é natural de Rio Negro-PR e formou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Curitiba. Reside no Tocantins desde 1989, onde atua como Conselheira do Tribunal de Contas do Estado. Doutoranda em Direito Constitucional pela Universidad de Buenos Aires – UBA, é especialista em “Política e Estratégia Nacional” e em “Gestão pública, com ênfase em controle externo”, e graduada em Direito. Além da obra aqui apresentada, é autora do livro “O ovo da serpente: as causas que levaram a corrupção a se alastrar pelo Brasil”, pela Editora Fórum. Possui diversos artigos científicos publicados em periódicos técnicos e artigos de opinião e entrevistas em jornais e revistas de circulação nacional.