Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheira Doris é empossada Membro Honorário do IAB no RJ

Conselheira Doris é empossada Membro Honorário do IAB no RJ

154 Visualizações
Publicado: 6 de agosto de 2015 - Última Alteração: 6 de agosto de 2015

Tamanho da Fonte

A conselheira do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), Doris de Miranda Coutinho foi empossada, nesta quarta-feira, 5, como Membro Honorário do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). O título foi entregue pelo vice-presidente do IAB, Cândido Luiz Maria de Oliveira Bisneto, em solenidade realizada no Rio de Janeiro.

Da sua indicação e aprovação para compor o Instituto, a conselheira destacou em discurso “Não medirei esforços para honrá-la, buscando aliar a incontestável e imensurável intelectualidade daqueles que dão corpo a esta Casa”. 
Sobre o IAB, Doris avaliou “Tem na sua genética o ideal de servir ao Direito. Se serve ao Direito, serve à Justiça. Eu estou pronta para trabalhar nesta obra”, concluiu.


IAB

O Instituto dos Advogados Brasileiros é formado por um grupo de renomados juristas brasileiros desde a sua criação que ocorreu no ano de 1843, contando hoje com 172 anos.


No nascimento da República, o IAB cessou suas atividades internas para redigir a primeira Constituição republicana (1891). 

Por conseguinte, até meados do século XX, grande parte do sistema normativo, bem como o melhor pensamento jurídico pátrio transitaram pelo IAB, além de organizar os advogados como entidade de classe.


Somente na década de 1930, com a criação da OAB, é que o instituto deixou de se preocupar com especificidades da categoria dos advogados e direcionou seus esforços em sua vocação precípua: pensar juridicamente o Brasil.


Confira 
aqui a íntegra do discurso.

 

DSC 0823 cópia

DSC 0860 cópia