Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > “Conhecendo as funções do TCE, os universitários podem nos auxiliar na fiscalização dos recursos”

“Conhecendo as funções do TCE, os universitários podem nos auxiliar na fiscalização dos recursos”

11 Visualizações
Publicado: 6 de setembro de 2019 - Última Alteração: 6 de setembro de 2019

Tamanho da Fonte

Frase do presidente do Tribunal de Contas, Severiano Costandrade, durante a palestra na UTF

Acadêmicos dos cursos de Ciências Contábeis, Direito e Administração da Universidade Federal do Tocantins (UFT) lotaram o auditório Cuíca, em Palmas, na noite desta quinta-feira, 5, para assistir a palestra “Tribunal de Contas: Função e Competência”, proferida pelo presidente da Corte, conselheiro Severiano Costandrade, com participação da diretora geral de Controle Interno, Dagmar Gemelli. A palestra leva informações aos acadêmicos sobre como funciona o Tribunal de Contas, suas atribuições e como as administrações públicas são fiscalizadas pelo órgão, permitindo a participação da sociedade através dos canais de comunicação com o Tribunal. 

 

“Não trabalhamos apenas para punir gestores que cometem alguma irregularidade. Nós estamos trabalhando para auxiliá-los na administração do bem público, prevenindo possíveis erros, por isso, temos projetos de capacitação que levamos aos 139 munícipios, para prefeitos e vereadores”, explicou o presidente da Corte. 

 

A palestra faz parte do projeto “Conhecendo o TCE/TO”, que tem como objetivo aproximar o Tribunal da comunidade acadêmica e prepará-los para atuarem como multiplicadores no monitoramento e fiscalização dos gastos públicos nas administrações estadual e municipal. 

 

A palestra foi transmitida ao vivo no Instagram, dando a oportunidade a quem não pôde ir, de acompanhar a primeira live feita pela página do TCE/TO na mídia social. 

 

“É muito importante esse contato com os acadêmicos porque é também uma oportunidade de ouvi-los para saber em que podemos melhorar. Eles conhecendo as nossas funções, podem nos auxiliar na fiscalização da aplicação dos recursos públicos”, explica o presidente. Ele ainda destacou as ações que buscam a modernização da instituição e aproximação com a população. 

 

Evento 

 

Na UFT, o evento foi organizado pelos acadêmicos do curso de Ciências Contábeis, sob a coordenação da professora Sônia Lima. “Esse projeto tem como objetivo mostrar a importância para os acadêmicos, como cidadãos, monitorar e participar sempre, além de exigir a transparência na gestão pública”, avalia Sônia. 

 

O estudante de Ciências Contábeis, Fabrício Oliveira da Silva, avaliou positivamente a palestra na UFT. “Ouvir o presidente do Tribunal de Contas ajudou bastante, até nós a solução de dúvidas e na oportunidade de conhecer melhor o funcionamento do órgão”, ressaltou. 

 

A palestra ocorreu em dois momentos: o primeiro com a exposição das funções, ações e projetos do TCE/TO e o segundo com a abertura para perguntas dos acadêmicos. Ao final, os acadêmicos fizeram o sorteio de três livros aos presentes. 

 

Para a presidente do Centro Acadêmico do curso de Direito, Isadora Vieira Guimarães, a palestra foi enriquecedora. “Foi altamente proveitosa para nós, porque foi uma atividade interdisciplinar. O presidente nos deu os instrumentos para que possamos agir na fiscalização junto ao Tribunal de Contas”, avaliou a acadêmica. 

 

Junto à palestra, os alunos da UFT promoveram a arrecadação de brinquedos para serem doados a instituições carentes. A participação foi maciça.

 

IMG 5148

 

IMG 5246

 

IMG 5189

 

IMG 5176

 

IMG 5274

 

IMG 5127

 

IMG 5202

 

IMG 5335