Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Complexidade das relações humanas atuais é destaque em palestra da Semana da Saúde do TCE/TO

Complexidade das relações humanas atuais é destaque em palestra da Semana da Saúde do TCE/TO

9 Visualizações
Publicado: 28 de novembro de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

A Semana da Saúde do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) foi aberta na tarde desta quarta-feira, 28, com a palestra “Saúde Mental e a qualidade de vida no trabalho”, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Tocantins e psicólogo Carlos Mendes Rosa, que abordou aspectos de comportamentos em evidência na sociedade atual. O diretor geral de Administração e Finanças, Ramon Gomes Queiroz, e a Diretora de Recursos Humanos, Osmarina Rodrigues Andrade, participaram da palestra.

 

Após a apresentação do Coral de Contas, o professor abriu a palestra com as ideias difundidas pelo sociólogo e filósofo Zygmunt Bauman, sobre a liquidez das relações humanas relacionada à dissolução das relações, esgarçamento dos vínculos, compulsão por selfies, relação entre culpa e vergonha e fadiga de ser si mesmo. “São aspectos que circulam nossa sociedade e que estimula o individualismo, desamparo e isolamento de sentimentos”, ressaltou.

 

O professor destacou também a importância de se conviver com o diferente, proporcionar o ócio criativo, ter a capacidade lidar com o sofrimento, valorizar as utopias e ter paixão, o que tornaria as pessoas mais fortes e seguras quanto as adversidades da vida. “Se conseguirmos conciliar essas nuances, estaremos adquirindo resiliência que basicamente é desenvolver a capacidade de enfrentar as mudanças”, destacou.

 

Os valores atribuídos ao trabalho e suas consequências, como as reavaliações de vida que servidores realizam quando estão próximos à aposentadoria, também entraram na pauta da palestra. “Não espere chegar até a aposentadoria para ter uma nova identidade. Faça hoje mesmo a aula de violão, curso de idioma ou aquela viagem que tanto deseja. Proporcione a si mesmo esse estado de bem-estar, isso que é possuir saúde mental“, exemplificou.

 

Para o coordenador de Análise de Atos, Contratos e Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia do TCE/TO, Flávio Brito, a palestra despertou reflexões da importância de refletir sobre o planejamento da vida. “Foi destacado a importância de se programar para que a transição para a aposentadoria não seja tão drástica a ponto de desenvolver malefícios”, relatou.

 

Atendimentos de saúde

No hall de entrada do edifício sede, estão sendo oferecidos diversos atendimentos relacionados à saúde, como a vacinação, teste de glicemia, aferição da pressão, avaliação da pressão ocular. “É uma grande oportunidade de conhecer práticas medicinais no próprio ambiente de trabalho, valorizando a saúde dos servidores”, afirmou a analista jurídica de Recursos Humanos Fernanda Rodrigues, que participou de uma sessão de Auriculoterapia. Os serviços estarão disponíveis entre os dias 28 a 30 de novembro, das 12h às 18h.

 

No dia 30, às 14h, será realizada a palestra “Qualidade de vida no trabalho” com o dr. Flávio Cavalcante. Já no dia 1 de dezembro, às 7h, o TCE realizará o III Passeio Ciclístico e a VIII Caminhada. As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de novembro via endereço eletrônico.