Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Colégio de presidentes dos TCs brasileiros reunido em São Paulo

Colégio de presidentes dos TCs brasileiros reunido em São Paulo

13 Visualizações
Publicado: 26 de julho de 2018 - Última Alteração: 26 de julho de 2018

Tamanho da Fonte

Conselheiro presidente, Manoel Pires, representa TCE/TO

Estão reunidos, na tarde desta quinta-feira (26), na sede do Tribunal de Contas do Município de São Paulo, presidentes das Cortes de Contas brasileiras. É a terceira reunião do Colégio de Presidentes, sob o comando do Conselheiro Caldas Furtado (TCE-MA). O presidente Fábio Nogueira, que integra a mesa de condução dos trabalhos, externou a satisfação da Atricon com a expressiva participação e manifestou o agradecimento da entidade pela mobilização em torno do aprimoramento do Sistema.

 

O presidente do Colegiado, Conselheiro Caldas Furtado, expressou satisfação pelo grande número de presentes. De acordo com ele, é uma demonstração de quão elevado o nível de mobilização dos presidentes para consolidar as ações do Sistema e, também, enfrentar eventuais adversidades.

 

A presença da grande maioria dos presidentes (uma média de dois terços) é o grande reflexo, na avaliação de Fábio Nogueira, desse processo de integração em torno do fortalecimento dos Tribunais de Contas. “Integrar é o verbo que temos conjugado como palavra de ordem e, em todas pessoas do Sistema, vimos encontrando o mais elevado grau de comprometimento. Magistrados de contas, membros do Ministério Público, auditores de controle externo, servidores, todos comungam do mesmo ideal de efetivação das ações de fiscalização e controle”.

 

Agradecimentos
O presidente Fábio Nogueira agradeceu aos anfitriões de uma série de atividades da Atricon: ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Renato Martins, que sedia reuniões do MMD-TC (25 e 26/07) e reunião da diretoria (27/07); e ao presidente do TCM-SP, Conselheiro João Antônio da Silva Filho, que sedia a reunião do Colégio de Presidentes (26/07).

 

Pauta
A extensa pauta que promove a discussão de temas dos mais variados interesses do Sistema, trouxe à reunião, além dos presidentes dos TCs, o presidente do IRB, Conselheiro Ivan Bonilha (TCE-PR); o presidente da Audicon, Ministro substituto do TCU Marcos Bemquerer; o presidente da Abracon, Conselheiro Thiers Montebello (TCM-RJ); e o Conselheiro Cezar Miola (TCE-RS), que representa a Atricon na Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e coordenador do TCeduca.

 

Cezar Miola fez uma apresentação acerca do TCeduca, ferramenta criada por um Grupo de Trabalho da Atricon e do Instituto Rui Barbosa (IRB).

Entre os presentes, o presidente Fábio Nogueira distinguiu o Conselheiro aposentado do TCM-SP, Eurípedes Sales, idealizador da Escola de Contas da Corte, que tem intermediado os contatos da Atricon com a Fundação Vanzolini, com fins de obtenção de certificação ISO para o Marco de Medição do Desempenho dos Tribunais de Contas.

(Release – Atricon em 26 de julho de 2018.)