CidadaniAtiva convida jovens baianos para a construção política de um novo Brasil

Tamanho da Fonte
2º encontro do projeto teve sucesso de público
Depois do sucesso da edição de estreia do CidadaniAtiva, em Palmas, o projeto foi realizado, nesta quinta-feira, 30, em Salvador, Bahia. A vontade cidadã de mudar a realidade social, econômica e política do País levou mais de 350 estudantes da rede pública de ensino a lotar o auditório da União dos Municípios da Bahia (UPB), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), para participar do 2º Encontro do Projeto CidadaniAtiva.
A idealizadora do CidadaniAtiva, conselheira Doris de Miranda Coutinho, avaliou a segunda edição do projeto de forma positiva e satisfatória e destacou que ocorrerão novas edições, em outros estados.
Também no evento na Bahia, Tábata Amaral, formada em Harvard e que esteve entre os jovens que se reuniram com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e o mestre em políticas públicas pela Universidade Harvard, José Frederico de Lyra, coordenador nacional do movimento Acredito conversaram com os jovens. O mediador do encontro, André Pugliese (TCE/TO), destacou o apoio do TCE/BA na organização do evento, fazendo um agradecimento especial ao presidente Inaldo Araújo, à conselheira Carolina Costa, à diretora da ECPL, Denilze Sacramento, e ao chefe da Audit, Daniel Arruda.
O evento, promovido em parceria com o TCE/BA e TCM/BA, reuniu estudantes, professores e servidores públicos com o objetivo de discutir sobre a educação brasileira e fomentar o protagonismo juvenil na política. Na abertura do evento, os participantes assistiram às apresentações do grupo “Evolução Poética” e do conjunto musical “Protagonismo sobre medida”, integrados por adolescentes da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac).
Em seu discurso de abertura, o presidente do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo, falou da sua imensa felicidade em participar do evento e sobre a importância da educação na vida dos jovens. “Estou extremamente feliz em estar aqui hoje. O TCE/BA não poderia fechar de forma melhor o seu ciclo de eventos.
Na avaliação da conselheira Carolina Costa, cujo gabinete está à frente dos trabalhos visando ao aprimoramento do controle externo na área de educação na Bahia, o encontro é uma forma de enxergar na juventude uma nova oportunidade. “O estado tem a função de ser voltado para a sociedade e, infelizmente, hoje em dia ele é visto com uma dinastia. Você, jovens, são o futuro e têm o poder de mudar isso. Votem em que for mais parecido com o que vocês acreditam, porque é essa pessoa que estará apta a compartilhar os seus interesses. Vamos exercer o nosso senso crítico”, concluiu.
Depoimentos
“Este evento foi uma ótima iniciativa, porque convida o jovem a ser mais participativo dentro da sociedade. Se nós vivemos numa democracia, todos devem poder exercer os seus direitos e ter voz ativa”.
Cleiton Almeida, 19 anos.
“Os jovens precisam participar cada vez mais de eventos como esse. Nós estamos ficando cada vez mais desacreditados em relação à educação. Ouvir jovens que já são engajados nesse assunto faz como que a nossa mente se abra e que a gente se sinta mais preparado para ir em busca de uma educação melhor para o nosso País”.
Aila Nascimento, 20 anos.
Com informações TCE/BA