Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Campanha “Parceiros pela Vida” realizará terceira edição em junho

Campanha “Parceiros pela Vida” realizará terceira edição em junho

41 Visualizações
Publicado: 28 de maio de 2021 - Última Alteração: 28 de maio de 2021

Tamanho da Fonte

Tribunal de Contas é apoiador do projeto que incentiva a doação de sangue no Estado

O próximo dia D da campanha “Parceiros Pela Vida” já tem data definida. Será uma edição comemorativa realizada no Dia do Doador de Sangue, 14 de junho. Os detalhes foram apresentados na manhã desta sexta-feira, 28, durante uma reunião por videoconferência.

Aberto pelo procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), Luciano Casaroti, o encontro virtual teve a participação de membros das instituições parceiras, entre elas o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), representado pelo presidente, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho. “Esse é um gesto de amor, que deve ser permanente, pois sabemos as dificuldades que a Hemorrede enfrenta e que iniciativas como esta campanha podem salvar vidas. Desejo que esta edição seja tão bem sucedida quanto as demais”, destacou o presidente.

“Essa atitude é um ato de solidariedade, que salva vidas”, frisou a Superintendente da Hemorrede no Tocantins, Poliana Gomes.

Também participaram da reunião on-line o procurador-chefe da República no Tocantins, George Neves Lodder; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Eurípedes Lamounier; o procurador do trabalho e coordenador da procuradoria do trabalho de Palmas, Paulo Cézar de Carvalho; a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde, Araína Cesárea D’Alessandro; o Diretor Superintendente do Sebrae/TO, Moisés Gomes e a Analista Ministerial especializada em enfermagem, Candice Novaes, além de servidores do hemocentro de Palmas e do MPTO.

Campanha

A ideia do projeto “Parceiros pela Vida” partiu do MPTO em parceria com o Hemocentro de Palmas e foi expandida para as instituições e órgãos circunvizinhos. O objetivo é incentivar os servidores e colaboradores a doarem sangue e se cadastrarem no banco nacional de medula óssea.

A edição de junho será a terceira de 2021, sendo que de dezembro de 2020 até agora foram mobilizados 159 doadores de sangue. As pessoas que quiserem doar devem procurar o setor de saúde para fazer o agendamento e, assim, evitar aglomerações. No dia D, a unidade móvel do hemocentro estará estacionada ao lado do prédio do Ministério Público do Tocantins.

Por que doar?

O sangue doado é utilizado em diversas situações: para pessoas com doenças hematológicas variadas, pessoas com câncer, pessoas que se submetem a cirurgias eletivas de grande porte e para emergências médicas. No caso do Tocantins, as cirurgias eletivas aguardam, entre outras providências, a regularização do estoque de sangue para serem realizadas.

O sangue é insubstituível e só pode ser adquirido por meio de doação, sendo que cada doação pode ajudar até quatro vidas.