Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Biblioteca do TCE disponibiliza Coleção Acessibilidade

Biblioteca do TCE disponibiliza Coleção Acessibilidade

6 Visualizações
Publicado: 8 de abril de 2016 - Última Alteração: 8 de abril de 2016

Tamanho da Fonte


Ação é comemorativa ao Dia do Braille

O Dia Nacional do Braille é celebrado em 8 de abril. Para comemorar a data com compromisso social na garantia do direito à leitura inclusiva de pessoas com deficiência visual, o Tribunal de Contas do Tocantins, por meio do Instituto de Contas 5 de Outubro, disponibiliza a Coleção Acessibilidade.

O acervo inicial, que conta com 34 obras de leitura inclusiva, é formado pelos seguintes formatos de livros:  totalmente em braile, em braille e em fonte ampliada, audiolivros, livros falados e livros em formato Daisy.

Os visitantes podem ter acesso aos conteúdos na Biblioteca do TCE, das 12h às 18h.

img 4869 site500x334


Acessibilidade

Definida como “a perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da visão” a deficiência visual se apresenta em níveis variados, divididos em dois grupos: o primeiro é o caracteriza a cegueira, onde a perda da visão é total, ou em que a capacidade de enxergar é praticamente nula; no outro grupo se encontra o portador de baixa visão ou visão subnormal, onde a capacidade visual está comprometida, mesmo após tratamentos especializados. As pessoas do primeiro grupo só conseguem realizar o ato da leitura ou da escrita por meio do Sistema Braille e aquelas do segundo grupo podem ler textos impressos ampliados ou com o auxílio de recursos óticos especiais.

O sistema foi criado em 1994 na Suécia com a ideia base de usar gravações digitais inseridas em marcas estruturais em textos para facilitar a navegação do leitor cego. Desde então, com os avanços tecnológicos, tal sistema foi evoluindo e se tornando cada vez mais prático para os deficientes.

Atualmente os deficientes visuais contam com livros em braile, ampliados, no formato digital e em áudio, o sistema Daisy soma mais esforços para que todos possam acessar os mais diferentes tipos de conteúdos, independente da sua condição física, permitindo de fato ainda mais a inclusão cultural e social.


Livros em formato Daisy

O Daisy (Digital Accessible Information System – sistema de informação digital acessível) é um sistema de livros digitais sonoros que tem como objetivo ajudar deficientes visuais ou qualquer outra pessoa que possua dificuldade de acesso a materiais escritos tradicionais, se caracterizando como mais uma ferramenta na inclusão no mundo da leitura.