Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Benefícios da prevenção marcaram a live do TCE em alusão ao Outubro Rosa

Benefícios da prevenção marcaram a live do TCE em alusão ao Outubro Rosa

236 Visualizações
Publicado: 27 de outubro de 2021 - Última Alteração: 28 de outubro de 2021

Tamanho da Fonte

Transmissão ao vivo no Instagram da Corte abordou os caminhos para a prevenção

O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) promoveu na tarde desta quarta-feira, 27, uma live com o tema “Enxergue o valor da prevenção”, em alusão ao Outubro Rosa, mês de combate ao câncer de mama. A médica oncologista Areta Agostinho conduziu a conversa, onde falou entre outros assuntos, sobre os benefícios da prevenção, a importância do aconselhamento médico, os hábitos que contribuem para um modo de vida saudável e os tipos de tratamento para o câncer de mama. A live teve como mediadora a responsável pela Assessoria de Imprensa da Corte, Dhenia Gerhardt, e está disponível no Instagram da Corte (clique aqui).

Sobre o significado da campanha, a médica diz que “o Outubro Rosa é um evento que traz o benefício de falar sobre prevenção, e isso é muito importante”, destacou. Ela apontou alguns fatores de risco da doença, e como hábitos saudáveis podem contribuir para prevenir futuros casos, como a alimentação, a prática de atividades físicas, e até uso de métodos alternativos, como a dança, citada por alguns participantes da live.

Ainda sobre a prevenção, a oncologista ressaltou ainda o quão significativo são tais práticas. “A medicina preventiva deveria ser muito mais valorizada”. Segundo a médica, também integram os hábitos de vida saudável, os cuidados com a saúde mental, tirar um momento para relaxar e descansar, e realizar os exames periódicos regularmente.

Durante a transmissão, os participantes interagiram com a oncologista e tiraram dúvidas através de perguntas no chat. Entre os comentários, está o do conselheiro do TCE/TO, Manoel Pires dos Santos, que agradeceu pela iniciativa e por todas as informações que foram compartilhadas durante à tarde.

Tratamento

Ao falar do tratamento, a médica disse que “prevenção e rastreamento precoce são duas coisas diferentes, porém são muito importantes”. Além disso, apresentou ainda os tipos de métodos utilizados durante o enfretamento da doença, que depende de cada caso em específico. “O tratamento parte do princípio do que é localizado, onde pode ser feito a cirurgia, e do que é sistêmico, onde são realizadas sessões de quimioterapia e outros, para não voltar mais”, destacou.

Como tratamentos sistêmicos, são conhecidos a quimioterapia, radioterapia, hormônio terapia, entre outros. Aproveitando a oportunidade, Areta falou sobre o tabu e o medo que ainda rodeiam tais tratamentos, e como já existem mecanismos de suporte que ajudam a reverter os efeitos colaterais, associados com os hábitos de vida saudável. A jornalista Josiane Mendes deixou seu comentário dizendo que, “pedalei durante o tratamento inteiro e foi ótimo! Poucos efeitos colaterais”, frisou.

Ao final, a médica falou sobre como o fator genético é mínimo em relação aos casos de câncer, e que mais de 90% estão relacionados ao estilo de vida e ao envelhecimento não saudável, ressaltando novamente a importância da prevenção. Ela deixou ainda uma mensagem a todos os participantes da live: “A maior mensagem é que devemos gostar de nós mesmos! Ter uma vida saudável não é chato, pelo contrário, é muito bom. Por isso, se amem em primeiro lugar, façam os exames periodicamente e não tenham preconceitos, tirem suas dúvidas com especialistas e sigam no caminho da prevenção”, finalizou.

A live faz parte das ações desenvolvidas pela Diretoria de Recursos Humanos (RH) do TCE durante o mês de outubro, dentro do programa Qualidade de Vida, desenvolvido pelo setor e direcionado ao bem-estar dos servidores da Corte de Contas.