Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Alunos do Colégio Militar participam do TCE de Portas Abertas

Alunos do Colégio Militar participam do TCE de Portas Abertas

12 Visualizações
Publicado: 10 de maio de 2017 - Última Alteração: 10 de maio de 2017

Tamanho da Fonte

Visita ocorreu na tarde desta quarta-feira, 10.

Em mais uma edição do TCE de Portas abertas, realizada na tarde desta quarta-feira, 10, alunos do 2º ano do ensino do médio do Colégio Militar de Palmas, acompanhados pelo professor Jocivam Suassone Alves, tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais o trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Contas, bem como conhecer melhor a sua história.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, agradeceu a participação dos estudantes e a iniciativa do professor de trazê-los ao Tribunal. “Aproveitem bem esse momento e carreguem para si todo conhecimento possível. Como o próprio programa já indica, o TCE está sempre de portas abertas”, ressaltou.

IMG 0533

Após acompanhar parte da Sessão do Pleno, o grupo conheceu o Memorial TCE/TO. A servidora Márcia Barbosa explicou parte da história do Tribunal de Contas, desde a constituição do Estado do Tocantins até os dias atuais. Os estudantes também tiveram a oportunidade de conhecer a biblioteca conselheiro José Ribamar Meneses.

IMG 0666

O segundo momento do programa TCE de Portas Abertas contou com a participação do Grupo de Estudo de Direito Administrativo (GEDA), coordenado pela assessora especial do TCE/TO, Dagmar Gemelli, e composto por acadêmicos do curso de Direito do CEULP/ULBRA.

 B8A0078

O grupo apresentou aos alunos do Colégio Militar o papel do Tribunal de Contas no controle externo, bem como do papel da sociedade no que tange ao controle social. Nesse sentido, busca-se a fiscalização dos recursos públicos, mediante o estímulo da participação dos conselhos estaduais e municipais, para fins de acompanhamento dos programas, projetos e ações governamentais.

IMG 0729

Para a assessora Dagmar Gemelli, que acompanha de perto o programa, os alunos estão mais integrados com o projeto. “Notamos na maioria das edições do Portas Abertas uma grande participação e interesse nas palestras. O grupo GEDA está muito satisfeito com os resultados”, disse. 

IMG 0724