Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Alunos de Tocantínia participam do TCE de Portas Abertas

Alunos de Tocantínia participam do TCE de Portas Abertas

15 Visualizações
Publicado: 25 de abril de 2017 - Última Alteração: 25 de abril de 2017

Tamanho da Fonte

Edição contou com a parceria do Projeto GEDA com os universitários da Ulbra

Na terceira edição do Programa TCE de Portas Abertas, cerca de 30 alunos do Colégio Estadual Batista Profª Beatriz Rodrigues da Silva, do município de Tocantínia, conheceram as atividades do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), na tarde desta terça-feira, 25.

 

Os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), que integram o Grupo de Estudo de Direito Administrativo (GEDA), parceiros do TCE no programa TCE de Portas Abertas, apresentaram os conceitos e a aplicabilidade de controle interno, externo e social. “Eu me sinto privilegiada por transmitir esse conhecimento para as pessoas, como foi explicado aqui sobre a merenda escolar, a organização das contas e as obrigatoriedades, seguindo o conselho de educação”, disse a graduanda Camila Rezende.

 

IMG 9704

 

Após a palestra, os alunos do colégio conheceram o acervo da Biblioteca José Ribamar Meneses. O colégio recebeu, por meio do professor Fábio Vida de Souza e do coordenador pedagógico Valteir Tpêkru Xerente, dois exemplares da Constituição Federal de 1988, exemplar da obra “Controle Interno na Administração Pública” de autoria do conselheiro substituto Orlando Alves da Silva e uma coleção de minilivros sobre administração pública. “Não só os alunos estão conhecendo o Tribunal, mas nós também e isso é maravilhoso, pois agora poderemos entender como funcionam os julgamentos aqui”, disse Valteir Xerente.

 

 IMG 9594

 

Os alunos assistiram a sessão da Segunda Câmara presidida, na ocasião, pelo conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves. O grupo acompanhou os julgamentos das prestações de contas de ordenadores. 

IMG 9904

 

A história do Tribunal foi contada pela servidora Márcia Barbosa, que coordena o Memorial TCE. Aqui, os alunos conheceram a criação dos Tribunais de Contas no Brasil, a importância e a contribuição jurídica de Ruy Barbosa nessa criação e a composição do TCE/TO. De acordo com o aluno Edvan Cunha Abreu, a visita possibilitou olhar diferenciado para o tribunal. “Conhecendo a história e as funções, a gente consegue ver a grandiosidade do do TCE/TO”, acrescenta Edvan Abreu.