Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Alunos da rede pública de ensino de Miracema visitam o TCE

Alunos da rede pública de ensino de Miracema visitam o TCE

9 Visualizações
Publicado: 22 de junho de 2016 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

 

De acordo com o professor Bernardo da Silva Klepa, a vinda de seus alunos ao Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), na tarde desta quarta-feira, 22, vem para o amadurecimento e para novas práticas fora da sala de aula. Além do programa de “TCE de Portas Abertas”, os estudantes do terceiro ano do Centro de Ensino Médio Dona Filomena, de Miracema, receberam orientações do programa “Formação de Agentes de Controle Social”.

 

A visita começou pela sessão do Pleno, ocasião em que puderam ter contato com o trabalho do TCE/TO em analisar e julgar contas dos munícipios e entidades públicas do Estado. Continuando o roteiro, a servidora Márcia Barbosa contou um pouco da trajetória do TCE/TO de sua criação até aqui, no Memorial de Contas.

 

Depois de percorrerem a biblioteca, os alunos foram para a sala 16 do Instituto de Contas receber dos acadêmicos do curso de Direito do CEULP/ULBRA, Amanda de Siqueira Abreu, Igor Labre de Oliveira Barros, Meliza Magalhães Barros informações de como o cidadão pode ser fiscal das contas públicas e como funcionam os conselhos municipais.

 

O aluno Marcos Vinicius Borges já tinha ouvido falar do TCE/TO, mas não conhecia a sua missão. Segundo ele, o encontro proporcionou isso. E para a aluna Geice Nogueira, agora ela está por dentro de como é feito o controle do dinheiro público. “Foi importante saber onde ocorre a prestação de contas de cada município”, acrescenta.

 

Formação de Agentes de Controle Social

 

O projeto, que é coordenado pela assessora especial do TCE/TO, Dagmar Gemelli,é  executado pelo Grupo de Estudantes de Direito Administrativo – GEDA, em parceria do TCE/TO com o Centro Universitário Luterano de Palmas – CEULP/ULBRA.