Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Alunos da rede estadual participam do TCE de Portas Abertas

Alunos da rede estadual participam do TCE de Portas Abertas

11 Visualizações
Publicado: 18 de abril de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Palestra sobre cidadania e controle social foi realizada na tarde desta quarta-feira,18.

Estudantes do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Novo Horizonte participaram, na tarde desta quarta-feira,18, de mais uma edição do TCE de Portas Abertas. A visita à Corte de Contas teve início pela Sessão Plenária, no qual os alunos tiveram a oportunidade de assistir ao julgamento dos processos.

 

O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, deu as boas-vindas. “Sejam bem-vindos e aproveitem bem essa tarde aqui no Tribunal de Contas”, comentou.

Após a sessão, a visita seguiu para a biblioteca do TCE/TO. Na oportunidade os instrutores mostraram o ambiente para os alunos, e em virtude da comemoração ao Dia Internacional do Livro, celebrado em 23 de abril, foram entregues alguns exemplares tanto para a comunidade estudantil como para a biblioteca da escola.

 

O encontro foi finalizado com a palestra do Grupo de Estudos de Direito Administrativo (GEDA) do CEULP/ULBRA, que é parceiro do Tribunal de Contas no Estado do Tocantins (TCE/TO) e coordenado pela professora e auditora de Controle Externo do TCE/TO, Dagmar Gemelli.

 

Na palestra, foram abordadas as competências e atribuições dos conselhos municipais, como o de Educação, Saúde, Pessoa Idosa, Conselho Tutelar, Assistência Social e em especial a Alimentação Escolar, no qual a professora que acompanhava os alunos comentou a dúvida constante dos estudantes sobre o cardápio desenvolvido para as escolas.

 

O acadêmico de Direito, Haricsson Santiago, comenta a sua satisfação em passar conhecimento sobre o controle social para a sociedade. “ Quando nós vemos algo que de fato funciona, e pode atender o cidadão, nós ficamos muito felizes”, pontuou.

 

Na oportunidade, a assistente de Ouvidoria, Carolina de Paula, apresentou os canais de comunicação do Tribunal de Contas, formas de denúncias, comentou sobre exemplos simples de infrações que ocorrem no dia a dia e que podem ser denunciadas. “O Tribunal de Contas precisa de mim e de vocês enquanto cidadãos para poder saber o que acontece com o serviço público e alcançar se essa despesa pública está ou não funcionando bem”, finalizou.

 

A orientadora educacional, Marluce de Camargo Moreira, ressaltou a importância de os alunos participarem do TCE de Portas Abertas. “É muito importante porque faz com que eles interajam com a realidade do estado. Eles agora estão mais conscientes do seu papel como cidadão”, frisou.

 

A aluna do 1º ano do ensino médio, Vanessa Dias Mendonça, comentou sobre o que absorveu durante a palestra. “Levo de aprendizado muitas coisas importantes para a nossa escola e sociedade. Agora eu sei como recorrer quando tiver algum problema na estrutura, no lanche”, finalizou.

 

Por conta das reformas, excepcionalmente, não foi possível realizar visita ao Museu TCE/TO.