Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Alunos da Escola de Tempo Integral Daniel Batista visitam TCE/TO

Alunos da Escola de Tempo Integral Daniel Batista visitam TCE/TO

16 Visualizações
Publicado: 30 de agosto de 2017 - Última Alteração: 30 de agosto de 2017

Tamanho da Fonte

Ação faz parte do Programa TCE de Portas Abertas em parceria com o grupo GEDA

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) recebeu na tarde, desta quarta-feira, 30, estudantes do 9° ano da Escola Municipal de Tempo Integral Daniel Batista, de Palmas, para mais uma edição do programa TCE de Portas Abertas.

Acompanhados pela supervisora pedagógica, Geralda de Cássia Teixeira e pelo coordenador de apoio, Nelson Torres de Almeida, os alunos iniciaram a visita pela Sessão Plenária, onde foram recepcionados pelo presidente desta Corte de Contas, conselheiro Manoel Pires dos Santos e demais membros presentes.

Dando continuidade ao tour, os estudantes foram conhecer o memorial TCE/TO, espaço que reúne momentos históricos e relevantes do Tribunal de Contas. Em seguida, participaram de palestra com tema central “Controle Social”, realizada pelos universitários do Grupo de Estudo de Direito Administrativo da ULBRA (GEDA), na qual puderam entender o papel do cidadão no controle dos gastos públicos, o papel do Tribunal de Contas e também adentraram às funções e composição dos conselhos de alimentação, tutelar, educação, saúde e dos direitos da pessoa idosa.

A coordenadora do GEDA e auditora de Controle Externo do Tribunal, Dagmar Gemelli, ressaltou a importância de abrir as portas do Tribunal para a comunidade. “É fundamental essa aproximação entre sociedade e TCE, assim como o papel de disseminar os conhecimentos por meio das palestras realizadas pelo grupo GEDA, isso faz com que os estudantes passem a entender seus direitos para o exercício da cidadania”, disse.

Para a estudante Gabriele Vieira, essa visita lhe deu a oportunidade de aprender e conhecer melhor o Tribunal de Contas. “Foi muito interessante, pois pude entender um pouco mais como as coisas acontecem aqui dentro e quanto à palestra, assuntos que eu não tinha conhecimento, por exemplo os direitos dos idosos e o conselho de alimentação, agora eu sei como chegar até esses órgãos e reivindicar meus direitos”, destacou.

A visita encerrou na biblioteca conselheiro José Ribamar Meneses, ocasião em que foram convidados a frequentar o espaço e usufruírem de todo o acervo, tanto físico quanto digital e ainda receberam um kit de livros que abordam o tema Controle Social.

DSC 8872

DSC 8876

DSC 8993

DSC 8929