Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Agenda Cidadã: em Palmas participantes destacam orientações repassadas a gestores e comunidade

Agenda Cidadã: em Palmas participantes destacam orientações repassadas a gestores e comunidade

12 Visualizações
Publicado: 24 de agosto de 2017 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

DSC 8281 2

A prefeita do município de Lizarda, Suelene Lustosa Matos, percorreu 276 km para participar do encontro regional do Programa Agenda Cidadã do Tribunal de Contas do Tocantins, realizado em Palmas, nesta quinta-feira, 24.  A chefe do executivo, que tem larga experiência no magistério, no qual atuou por 28 anos, avalia a ação do Tribunal. “É de suma importância essa iniciativa do TCE para esclarecermos as dúvidas e tomarmos decisões corretas”, comentou.

Prefeito de Aparecida do Rio Negro em segundo mandato, Deusimar Pereira de Amorin, veio com uma comitiva de secretários, diretores e também do contador do município. “Não adianta só o prefeito participar, porque na hora da execução nem sempre ele pode estar presente”, completou.

 

 

 

DSC 8404
Comitiva prefeitura Aparecida do Rio Negro


A comunidade de Aparecida do Rio Negro também se fez presente com a participação da secretária executiva do Conselho Municipal de Assistência Social, Thaís Ribeiro de Andrade. “A função dos conselhos municipais é justamente fiscalizar como está o andamento da gestão, por isso viemos até o Agenda atrás de orientação”.


Outra comitiva atenta às palestras viajou cerca de 300 km. A Câmara de Itacajá, representada pelos nove vereadores. “Ser orientado pelo Tribunal de Contas fortalece as nossas atribuições, no caso a fiscalização, afinal somos eleitos para dar voz ao povo”, destaca o vereador Júlio César de Lucena Araújo.

DSC 8432
Comitiva Câmara de Vereadores de Itacajá


Repercussão

Na abertura do segundo encontro do Programa Agenda Cidadã autoridades destacaram a relevância do papel pedagógico que o TCE/TO desenvolve. “Quando se faz uma Agenda como essa do TCE se cobre um dos principais eixos no cuidado das contas públicas que é o conhecimento”, frisou o prefeito de Palmas, Carlos Amastha.


O presidente da Câmara de Vereadores da capital, José Lago Folha Filho, também enfatizou o diferencial da busca do conhecimento. “Venham ao Tribunal buscar informações para errar menos”, pontuou o presidente.


Para o prefeito de Paraíso e ex-governador, Moisés Avelino, que representou o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o Tribunal de Contas “sempre abre as portas para que busquemos informações necessárias para que se façam as coisas corretamente. Eu tenho um exemplo próprio. Na minha cidade, a gente tem melhorado muito com o que nos é repassado pelo TCE”.


O presidente do Tribunal de Contas do Tocantins disse que nesses 10 anos do Agenda Cidadã o órgão sempre teve a preocupação de atrair principalmente a sociedade, com a participação de conselhos municipais, câmaras e sindicatos, por exemplo. “Essas instituições são parceiras do Tribunal na fiscalização e no resguardo dos recursos públicos”, finalizou.


O relator responsável pela Primeira Relatoria e vice-presidente do TCE/TO, conselheiro Severiano Costandrade, falou de dois pilares essenciais na administração pública atual: transparência e planejamento. “É importante que estejamos aqui reunidos para discutirmos de que forma podemos desenvolver os nossos municípios”.


A 10ª edição do Programa Agenda Cidadã, que tem a parceria do Sebrae, CGU e TCU, segue em Palmas, com a programação durante todo o dia. Na próxima terça-feira, 29, a Caravana estará no município de Natividade.