Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Abertura de evento para prefeitos eleitos frisa em resultados para a sociedade

Abertura de evento para prefeitos eleitos frisa em resultados para a sociedade

21 Visualizações
Publicado: 15 de dezembro de 2016 - Última Alteração: 15 de dezembro de 2016

Tamanho da Fonte

A palestra de abertura do Encontro para Prefeitos Eleitos, promovido pelo Tribunal de Contas do Tocantins, nesta quinta-feira, 15, teve enfoque nas boas práticas de gestão para se obter resultados satisfatórios por parte dos cidadãos.


A palestrante, Dilce Stakoviak, que é diretora de Controle Externo do TCE/TO, destacou que para uma boa gestão é necessário que o prefeito fique atento, em especial, ao planejamento, à execução dos serviços e ao monitoramento.


Stakoviak alertou para a relevância da escolha da equipe de trabalho, como do secretariado, “os resultados de qualquer organização dependem fundamentalmente das pessoas que nela trabalham”, disse.


A transparência na gestão foi outra temática abordada. “É dever dos órgãos públicos promover, independentemente de requerimentos, a divulgação em local de fácil acesso, de informações de interesse coletivo por eles produzidas”, frisou a diretora ao tratar da Lei de Acesso à Informação. 

DSC 9898 Dilce 500


O presidente do TCE/TO, conselheiro Manoel Pires dos Santos, advertiu os presentes que não tenham receio em pedir ajuda e tirar dúvidas com a relatoria responsável por suas prestações de contas. “O papel do TCE/TO não é só de punir, é, primordialmente, de orientar o uso devido dos recursos públicos”, acrescentou.


O vice-presidente do Tribunal, conselheiro Severiano Costandrade, citou os municípios que serão fiscalizados pela Primeira Relatoria, a partir de janeiro de 2017, conforme sorteio das listas, ocorrido na última sessão do Pleno. Severiano Costandrade aproveitou a oportunidade para reforçar que o seu gabinete está à disposição dos prefeitos eleitos. 

 

O conselheiro presidente não deixou de agradecer a presença do secretário chefe da secretaria de Controle Externo do TCU, Aparecido Martins; do vice-presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), o prefeito de Chapada de Natividade, Djalma Carneiro Rios; o procurador-geral de Contas, Zailon Miranda Labre Rodrigues; e do presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Sebastião Célio Costa Castro.


Em sua fala, o presidente do CRC considerou a confiança da Corte de Contas em ter estendido o convite à categoria, lembrando, portanto, da importância dos profissionais de contabilidade nas prestações de contas de ordenador de despesas.


O prefeito do município de São Sebastião, localizado no extremo norte do Estado, Adriano Rodrigues de Moraes, avaliou a iniciativa do Tribunal de Contas como positiva, já que a maioria dos prefeitos foram eleitos pela primeira vez e não têm o conhecimento das novas regras do setor público.


O Encontro para Prefeitos Eleitos segue até o fim da tarde desta quinta-feira.

DSC 9891 Pres 500

DSC 9828 500px

DSC 9836 500

DSC 9846 Severiano 500

DSC 9850 Zailon 500