Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Acadêmicos da Católica visitam Tribunal de Contas

Acadêmicos da Católica visitam Tribunal de Contas

28 Visualizações
Publicado: 5 de abril de 2017 - Última Alteração: 5 de abril de 2017

Tamanho da Fonte

Em mais uma edição do TCE de Portas Abertas

A primeira edição de 2017 do Programa TCE de Portas Abertas do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO) foi realizada, na tarde desta quarta-feira, 5. Dessa vez foram acolhidos pela Corte de Contas, os acadêmicos do curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins.

A visita iniciou na sala do Pleno, onde acontecia mais uma sessão plenária do TCE/TO. O presidente da casa, conselheiro Manoel Pires dos Santos, prestou as boas-vindas aos estudantes e destacou que o Tribunal de Contas está sempre à disposição de todos.

“Parabenizo o interesse e a participação dos alunos e o professor e aproveito para atender a sugestão do conselheiro Severiano, de convidá-los a conhecer de perto uma das Relatorias do TCE, para que possam tomar conhecimento dos procedimentos e trabalhos que são de competência desta Corte”, declarou o presidente Manoel Pires.

Aceito o convite do presidente, os acadêmicos se direcionaram para a Primeira Relatoria, e foram recepcionados pelo chefe de gabinete, Luciano Pereira da Silva.

IMG 8601

O professor Antônio Cesar Mello frisou a relevância de trazer os estudantes ao Tribunal e mostrar a eles que o leque do mercado de trabalho vai muito além do que é mostrado em sala de aula. “É importante para eles entenderem esse ramo no mercado de trabalho, que é muito pouco explorado nas faculdades, onde se fala muito nas carreiras da magistratura, do Ministério Público, da própria advocacia, mas não nessa parte da advocacia municipalista, que está muito envolvido dentro do Tribunal de Contas”, disse.

Em seguida os estudantes assistiram palestra ministrada pela titular da Segunda Diretoria de Controle Externo, Dilce Stakoviak, que abordou o tema controle externo, bem como explicou todas as competências do TCE/TO, o trabalho realizado pelo Ministério Público de Contas (MPC/TO) e esclareceu as dúvidas apresentadas pelos alunos.

O grupo de universitários também conheceu o Memorial do TCE/TO, conduzidos pela servidora Márcia Barbosa, que contou um pouco da trajetória do Tribunal, de sua criação até aqui.

IMG 8660

“O Tribunal de Contas é um órgão imprescindível para o funcionamento da democracia e da própria conduta honesta dos nossos governantes”, salientou o discente Paulo Henrique Borges.

Ao final do tour, os acadêmicos conheceram a biblioteca José Ribamar Meneses, ocasião em que foram convidados a frequentar o espaço e usufruírem de todo o acervo, tanto físico quanto digital e ainda foi sorteado dois exemplares da obra “Controle Interno na Administração Pública” de autoria do conselheiro substituto Orlando Alves da Silva. 

IMG 8677

IMG 8646

IMG 8650