Últimas turmas de alunos do 8º e 9º conhecem Memorial da Corte
Tamanho da Fonte
Visitas aconteceram nesta terça-feira, 21 de novembro
Finalizando a agenda de visitas escolares ao Memorial do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO), nesta sexta-feira, 21 de novembro, estudantes do 8º ano da Escola Municipal Maria Julia Amorim Soares Rodrigues; e do 9º ano da Escola Municipal Jorge Amado, conheceram detalhes e objetos que compõem a história da Corte de Contas do Estado. A servidora Claudete Ferreira, lotada no Centro de Documentação e História foi a responsável por recepcionar os alunos.
Para Isabel Cristina, professora de matemática da Escola Municipal Maria Julia Amorim Soares Rodrigues a visita foi muito importante para o conhecimento dos alunos pois foram abordados temas de interesse público. “A visita dos alunos aqui no Tribunal de Contas é importante para que eles entendam como vivemos em sociedade que nada é feito de qualquer jeito, tudo prestamos contas, tudo é muito bem organizado, e para onde o dinheiro público direcionado. Então, eles entendam que esse tribunal aqui é para justamente fiscalizar para onde está indo o nosso dinheiro, para onde, e onde está sendo investido e se está sendo da forma correta e isso aí é muito importante para eles”, afirmou a professora Isabel.
Marcela da Costa, 14 anos foi uma das alunas presentes durante a visita e destacou que conhecer o lugar foi muito bom para o seu conhecimento e dos seus colegas. “Foi muito importante ter vindo aqui com os meus colegas de sala para entendemos como funciona a demanda do dinheiro público, como são realizadas as fiscalizações e o que constitui esse cenário e prédio do Tribunal de Contas, foi uma visita muito legal pois aprendemos sobre a fiscalização e outras demandas que envolvem dinheiro público e também ouvimos sobre a Ouvidoria e como os cidadãos podem participar desse processo de fiscalização”.
Escola Municipal Jorge Amado
Outra turma de alunos do 9º ano que conheceram o Memorial do TCE/TO, são da Escola Municipal Jorge Amado. Assim que os estudantes chegaram ao local, tiveram uma apresentação sobre a Corte com o auditor e Diretor da Terceira diretoria de Controle Externo, Joaber Divino que falou sobre o papel do seu setor e a forma que ele atua. “Quem tem o papel de fiscalizar o poder executivo é o poder legislativo, só que aí ele exerce a obrigação com o auxílio técnico dos Tribunais de Contas, então a nível federal é o Tribunal de Contas da União e a nível estadual e municipal aqui no Tocantins é esta Corte, então fiscalizamos todo o governo do estado e dos 139 municípios aqui e do Tocantins, o controle externo é o olho dos órgãos públicos”, concluiu Joaber.
Em seguida os alunos ouviram explanação da assistente da Ouvidoria Kamilla Oliveira, que destacou as atribuições do setor e sua relevância para o Controle Social. “A Ouvidoria é responsável por receber denúncias de irregularidades, solicitação e pedidos de informações, então trabalhamos diretamente com o público externo que é a sociedade e também com o público interno que é todas as unidades do TCE/TO, essas demandas enviadas são encaminhadas por uma unidade técnica de acordo com a prestações de contas” frisou a assistente.
Larissa Rafaelly de 14 anos é estudantes da escola e destacou que o que mais chamou sua atenção foi a fotos da galeria dos conselheiros e Exposição fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história”. “Eu achei essa visita muito importante porque como o Tocantins é um estado muito novo, muita gente não conhece a história dele, muita gente vem para cá sem conhecer, então é importante para a gente conhecer o lugar que estamos morando.
Para a coordenadora de projetos e responsável pelos alunos, Olivia Alves Barbosa, conhecer o Tribunal de Contas é algo de valor social pois por meio desse conhecimento os estudantes vão saber a respeito dos seus direitos e a quem recorrer.
Exposição fotográfica “Palmenses – em frente, a nossa história” A exposição citada pela professora é intitulada de ‘Palmenses – Em Frente, a Nossa História’, que tem como objetivo incentivar o interesse dos visitantes pela história da criação de Palmas, assim como do Tribunal de Contas e a preservação de sua memória até os dias atuais, além de conhecerem um pequeno trecho de cada personagem homenageado ali.