Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas inaugura espaço destinado a advogados e contadores

Tribunal de Contas inaugura espaço destinado a advogados e contadores

158 Visualizações
Publicado: 17 de outubro de 2023 - Última Alteração: 18 de outubro de 2023

Tamanho da Fonte

Sala “Epitácio Brandão” está localizada no edifício sede

Em uma solenidade marcada por emoção e lembranças, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) inaugurou nesta terça-feira, 17, um novo espaço, destinado aos profissionais da advocacia e da contabilidade. A sala recebeu o nome de “Epitácio Brandão” em homenagem ao técnico em contabilidade e advogado que iniciou suas atividades profissionais no Estado ainda em 1989. O ex-presidente e membro honorário da Ordem dos Advogados do Tocantins (OAB/TO) faleceu em 2019, aos 71 anos, após décadas de atuação com foco na área pública.

Visivelmente emocionada, a viúva do homenageado, Mery Abi Jaudi Ferreira Lopes, falou em nome dos familiares. “Ele gostava mais de servir do que ser servido”, destacou ao mencionar que Epitácio Brandão trabalhou em mais da metade das prefeituras tocantinenses. 

A presidente em exercício da OAB/TO, Priscila Madruga lembrou da história como profissional, e ressaltou: “uma marca que poderia descrever o Dr. Epitácio era o olhar e o sorriso muito fraternos.”

O presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/TO), João Gonçalo dos Santos, parabenizou o tribunal pela iniciativa e disse que a entidade se sente honrada por ter esse espaço e ao mesmo tempo por reconhecer Epitácio Brandão.

José Wagner Praxedes, conselheiro decano da Corte, lembrou o pioneirismo do homenageado e destacou que o Tribunal de Contas deve muito ao seu trabalho. 

O presidente do TCE/TO, conselheiro André Luiz de Matos Gonçalves, parabenizou a família e disse que Epitácio Brandão abriu caminhos para profissionais de sua área nos momentos mais difíceis. Ele ainda o definiu com uma palavra: serenidade.

Também estiveram presentes na solenidade, filhos e netos do homenageado, os conselheiros: Alberto Sevilha, vice-presidente, e Manoel Pires dos Santos; os conselheiros substitutos: Márcio Aluízio Moreira Gomes, Orlando Alves da Silva, Jesus Luiz Assunção e Adauto Linhares; advogados e contadores tocantinenses, além de servidores da Corte de Contas. 

Espaço

A sala conta com dois computadores, internet, scanner, impressora, mesa para reunião, cadeiras e poltronas.

Trajetória

Epitácio Brandão era advogado especialista em direito público e técnico em contabilidade. Nasceu em Estrela, Mato Grosso, veio para o norte de Goiás na década de 1980, se estabeleceu em Porto Nacional.  Em 1993 mudou-se para Palmas. Foi vice-presidente da OAB Tocantins de 2007 a 2012, duas gestões seguidas. Também foi presidente da Ordem na gestão 2013/2015.