Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal compartilha com TCECE iniciativas de fiscalização com o uso de painéis inteligentes

Tribunal compartilha com TCECE iniciativas de fiscalização com o uso de painéis inteligentes

79 Visualizações
Publicado: 12 de julho de 2024 - Última Alteração: 19 de julho de 2024

Tamanho da Fonte

Business Intelligence (BI) desenvolvidos pelo TCETO garantem acompanhamento em tempo real

Foi realizada nesta sexta-feira, 12 de julho, uma reunião para compartilhamento de conhecimento e experiência técnica entre os servidores do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO) e os servidores do TCE Ceará. Na oportunidade, o auditor de Controle Externo Heverson de Almeida Braga, responsável pelo Centro de Gerenciamento de Informações Estratégicas (CGIE), apresentou aos servidores cearenses os avanços obtidos com os painéis de Business Intelligence (BI) desenvolvidos na Corte tocantinense. A iniciativa permite o aprimoramento das ações de fiscalização de controle externo, proporcionando maior efetividade e transparência das contas públicas.

Durante a reunião, Braga informou que o desenvolvimento dos dashboards de Business Intelligence foi alinhado com os Planos Anual de Fiscalização. Os painéis em tempo real subsidiam as matrizes de planejamento das fiscalizações e promovem maior autonomia da equipe técnica na análise das políticas públicas.

Os painéis de BI são ferramentas poderosas que consolidam grandes volumes de dados em gráficos e relatórios interativos. Eles permitem identificar tendências, padrões e possíveis irregularidades com maior facilidade. Isso é crucial para o trabalho dos tribunais de contas, tanto em termos de agilidade da informação, quanto em transparência e efetividade dos serviços públicos.

O diretor-geral de Controle Externo do TCETO, Dênis Luciano Pereira Araújo, destacou a importância dessa inovação. “Os painéis de BI representam um avanço significativo na nossa capacidade de fiscalização. Eles nos permitem trabalhar de forma mais proativa e assertiva, assegurando que cada real do contribuinte seja bem empregado”.

No mesmo sentido, o coordenador dp CGIE ressaltou o compromisso contínuo com a melhoria dos processos. “Estamos sempre em busca de novas tecnologias e metodologias que possam fortalecer a fiscalização da gestão pública. Esses painéis são um exemplo concreto desse esforço”.

Além de Dênis Luciano e Heverson Braga do TCETO, participaram da reunião representando a Corte cearense, Luciana Queiroz, consultora técnica da presidência do TCECE; Valéria Diniz de Miranda, assessora de Qualidade e Inovação; Daniel Menezes Cavalcante, chefe da Assessoria de Informações Estratégicas e Operações Especiais do TCECE, com sua equipe, Alana Pinto de Macedo da Silva, Márcio Bezerra de Menezes Serpa, Pedro Humberto Rocha Filho, Rodrigo Alves de Oliveira, Rodrigo Alves de Oliveira e Tiago Malveira Cavalcante.