TCE/TO divulga resultados do IEGM

Tamanho da Fonte
Efetividade dos municípios foi apresentada no Encontro para Prefeitos Eleitos
Na manhã desta quinta-feira, 15, o Tribunal de Contas do Tocantins apresentou os resultados do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), durante o Encontro para Prefeitos Eleitos. A coordenadora de Auditorias Especiais do TCE/TO, Lígia Braga, destacou que o levantamento, promovido por meio de aplicação de questionários, é um instrumento de medição do desempenho da gestão pública. “Foram avaliados 126 municípios. Tivemos apenas 13 prefeituras que não responderam aos questionários eletrônicos”, destacou a coordenadora. Os resultados do IEGM podem ser consultados, na íntegra, no Portal IEGM.
Lígia Braga explicou que o IEGM, realizado pelo TCE, em parceria com o Instituto Rui Barbosa (IRB), TCE/MG e TCE/SP, avaliou 7 áreas, no exercício de 2015: Saúde, Educação, Planejamento, Fiscal, Meio Ambiente, Cidades e Tecnologia da Informação. “Dentro desse trabalho, classificamos os municípios por faixas – A (Altamente Efetiva) B+ (Muito Efetiva) B (Efetiva) C+ (Em Fase de Adequação) C (Baixo Nível de Adequação).
Resultados
Nenhum município tocantinense ficou classificado nas faixas A (Altamente Efetivo) e B+ (Muito Efetivo). 60%, ou seja, 76 municípios, ficaram na faixa C+. “Isso significa que estão desenvolvendo seu nível de adequação, ainda, pois não são totalmente efetivos”.
A coordenadora alertou os prefeitos eleitos da importância do planejamento na administração pública. Lígia pontuou, inclusive, que esse item do IEGM foi o pior avaliado. “Tivemos até nota zero neste quesito”.
Confira as avaliações gerais nas 7 áreas:
Saúde
Educação
Planejamento
Fiscal
Meio Ambiente
Cidades
Tecnologia da Informação
Lígia Braga frisou que os resultados, baseados em informações dos municípios, estão sendo auditados pelo TCE e que, portanto, os números apresentados podem alterar.
Municípios que não responderam aos questionários
Abreulândia, Aragominas, Araguatins, Carmolândia, Carrasco Bonito, Esperantina, Goiatins, Ipueiras, Itaporã, Piraquê, Praia Norte, Santa Fé do Araguaia e São Miguel do Tocantins.
Palestra TCU
Na última palestra da manhã, intitulada “TCU e suas funções Constitucionais de fiscalização e controle”, a auditora do Tribunal de Contas da União, Antônia Maria da Silva, chamou a atenção dos presentes sobre a finalidade da gestão pública, que é atender aos anseios dos cidadãos.