Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas do Tocantins entrega homenagens em alusão aos 33 anos da Corte

Tribunal de Contas do Tocantins entrega homenagens em alusão aos 33 anos da Corte

323 Visualizações
Publicado: 10 de fevereiro de 2022 - Última Alteração: 11 de fevereiro de 2022

Tamanho da Fonte

Cerimônia fez parte da programação de Sessão Solene de posse do Procurador-Geral do Ministério Público de Contas

A tarde desta quinta-feira, 10, foi marcada por homenagens e pela posse do novo procurador-geral do Ministério Público de Contas (MPC/TO), Oziel Pereira dos Santos. Foram 27 homenageados pelo Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) com as duas maiores honrarias da Corte: o Colar do Mérito Estadual Governador Siqueira Campos e a Medalha do Mérito Funcional. A Sessão Especial foi totalmente virtual e contou com transmissão ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, falou sobre a celebração aos 33 anos do Tribunal. “Este período de existência tem um significado muito importante. O Criador de todas as coisas, se fez matéria e dessa forma, permaneceu entre nós por esse mesmo período deixando os seus ensinamentos. Que a redenção pregada por Ele, seja o nosso principal objetivo”, destacou. Ele ainda completou: “saúdo os membros e servidores e todos que contribuem para o fortalecimento do controle externo, função essencial para a boa gestão pública”, afirmou o presidente.

O conselheiro parabenizou ainda o novo procurador-geral de Contas, Oziel Pereira, pela posse no cargo, e agradeceu ao procurador José Roberto Torres Gomes a defesa intransigente das atribuições e competências do Ministério Público de Contas junto ao TCE, e a boa relação com a Corte.

Napoleão Luz saudou ainda os homenageados na solenidade. “Aos agraciados com o Colar do Mérito Governador Siqueira Campos, figuras ilustres do nosso Estado, meus cumprimentos e o registro do prazer desta Corte em conceder tal honraria. Parabenizo os servidores, Osmarina Rodrigues Andrade e Meirivaldo Alencar Miranda, eleitos pelos colegas para receber a Medalha do Mérito Funcional, reconhecendo a importância dos senhores e de todos os servidores que representam a força de trabalho do corpo técnico, mantendo acesa a chama das atividades de controle externo exercidas pela Corte”, finaliza.

O procurador-geral de Contas empossado, Oziel Pereira, cumprimentou e também parabenizou os contemplados com as honrarias na ocasião. O procurador do MPC/TO, José Roberto Torres Gomes, também felicitou os agraciados citados na solenidade. “Todos vocês merecem esta homenagem, sejam agentes públicos ou não, pois todos são cidadãos, e o controle externo não existe sem o cidadão, sendo este a base de tudo, do estado, da sociedade e também do controle. É um momento de reconhecimento do Tribunal aos serviços prestados”, ressaltou.

Representando os homenageados com o Colar do Mérito, o ex-senador José Antônio Totó Aires Cavalcante, citou cada um dos agraciados e externou seus cumprimentos. “Distribuo esta honraria com essas grandes personalidades. Agradeço por receber o reconhecimento do estado que um dia ajudei a criar, através do Tribunal de Contas, órgão honrado com homens honrados, fiscalizador e moderador dos destinos do estado. Muito obrigado!”, finaliza.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Luiz de Almeida Mendonça foi um dos homenageados e gravou um vídeo agradecendo. “Agradeço esse reconhecimento do Tribunal de Contas e do Ministério Público de Contas, que são essenciais não só para o controle da administração pública como um todo, mas para o fortalecimento do Estado”.

Confira a Sessão Especial na íntegra, transmitida ao vivo pelo canal do TCE no YouTube.

Vídeo em homenagens aos servidores do TCE que foram agraciados com a Medalha do Mérito Funcional
Homenagem a todos agraciados com o Colar do Mérito Estadual Governador Siqueira Campos