Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Servidores do Tribunal participam de curso de Auditoria em RPPS

Servidores do Tribunal participam de curso de Auditoria em RPPS

19 Visualizações
Publicado: 17 de junho de 2024 - Última Alteração: 17 de junho de 2024

Tamanho da Fonte

Treinamento tem duração de quatro dias no formato presencial

Com o objetivo de habilitar os servidores sobre como realizar auditorias nos Regimes Próprios de Previdências Privadas (RPPS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO) realiza de hoje, 17, até o dia 20 de junho, o curso “Auditoria em RPPS”. A capacitação é direcionada ao para auditores de Controle Externo e servidores lotados nos gabinetes dos conselheiros e vai garantir o cumprimento das ações de fiscalização em matéria previdenciária no Plano Anual de Fiscalização.

De acordo com o diretor-geral de Controle Externo, Dênis Luciano Pereira Araújo, o curso tem o direcionamento para orientação com base em fornecimento de dados do RPPS.

Instrutores

Todos os instrutores do curso são do Ceará: Raimir Holanda Filho, Sérgio César de Paula Cardoso da Universidade Federal do Ceará (UFCE), Francisco Wilson Ferreira da Silva e Magno Prudêncio de Almeida filho do Instituto Federal de Educação do Ceará (IFTCE). A capacitação começa sempre as 9h e vai até as 12h, com intervalo de uma hora, reiniciando às 13h e terminando às 18h.

Conteúdo programático

– Alinhamento Conceitual RPPS. Discussão sobre as principais normativas que regem O Regime Próprio de Previdência Privada

– Auditoria em RPPS abordando a experiência do Tribunal de Contas do Ceará(TCE-CE)

– Aspectos metodológicos para realização de auditorias em RPPS

– Coleta, monitoramento dos dados e utilização como fonte de seleção de auditorias

 –  identificar os principais papeis de trabalho produzidos durante as auditorias – Relacionar as fontes de dados necessárias para construção de painéis de monitoramento contínuo da situação dos RPPS estaduais e municipais.