Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Roda de Conversa ‘Saúde para Todos’ aborda prevenção ao câncer de mama e próstata

Roda de Conversa ‘Saúde para Todos’ aborda prevenção ao câncer de mama e próstata

132 Visualizações
Publicado: 31 de outubro de 2024 - Última Alteração: 31 de outubro de 2024

Tamanho da Fonte

Momento promovido pelo Tribunal de Contas integra campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), por meio da Coordenadoria de Saúde (Cosau), promoveu nesta quinta-feira, 31 de outubro, mais uma edição da roda de conversa “Saúde para Todos”, com o objetivo de alertar as servidoras da Corte sobre o câncer de mama, encerrando as atividades do “Outubro Rosa”, e os servidores sobre o câncer de próstata, iniciando a campanha do “Novembro Azul”.

O encontro foi aberto pela enfermeira intensivista Michele Nunes, que enfrentou o câncer de mama e hoje atua como voluntária no Hospital de Amor, além de coordenar o projeto “Leituroteca” no Hospital Geral de Palmas (HGP). Ela é também autora do livro “Despirucada”. Durante a roda de conversa, Michele compartilhou sua experiência de vida no enfrentamento da doença e sua convivência com pacientes em tratamento.

Participaram do evento o conselheiro Manoel Pires dos Santos, o conselheiro substituto Márcio Aluízio Gomes Moreira, o médico oncologista Gleisson Perdigão, as médicas ginecologistas Pollyana Macedo e Bruna Borba, o médico do TCETO, Joandson dos Santos, e a representante da Liga Feminina de Combate ao Câncer, Edilene Martins. Todos destacaram a importância dos exames preventivos, que permitem o diagnóstico precoce das doenças, aumentando as chances de cura.

Segundo a ginecologista Bruna Borba, esses exames devem ser realizados periodicamente, ao menos uma vez por ano. Já a médica Pollyana Macedo enfatizou que saúde não é apenas a ausência de doenças, mas inclui o rastreamento que permite uma vida saudável, com alimentação adequada e prática de exercícios físicos. O oncologista Gleisson Perdigão alertou que os exames preventivos para o câncer de próstata também podem detectar outros tipos de câncer. Ele explicou que existem dois tipos de prevenção: a primária, que identifica a doença no estágio inicial, e a secundária, que a detecta em um estágio mais avançado. Ainda de acordo com o oncologista, 30% dos casos de câncer de mama estão relacionados ao estilo de vida da pessoa.

A roda de conversa possibilitou que os servidores tirassem dúvidas com os especialistas sobre os cânceres de mama e de próstata. A iniciativa da Coordenadoria de Saúde (Cosau) visa conscientizar servidores e o público em geral sobre os cuidados necessários para prevenir a doença, incentivando o autocuidado e a realização de exames regulares.