Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Projeto ‘Conta com a Saúde’ propõe ao servidor metas para alcançar melhor qualidade de vida

Projeto ‘Conta com a Saúde’ propõe ao servidor metas para alcançar melhor qualidade de vida

36 Visualizações
Publicado: 23 de abril de 2024 - Última Alteração: 23 de abril de 2024

Tamanho da Fonte

Com o lema ‘Servidor mais saudável, serviço público melhor’, TCETO lança projeto na tarde desta terça-feira, 23

Um circuito de atendimento, recepção, esclarecimento e orientação foi montado no hall de entrada do auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) para acolher os servidores que participaram do lançamento do projeto ‘Conta com a Saúde’. Se trata de uma ação que faz parte do Programa Qualidade de Vida 2024, por meio da Coordenação de Saúde  (Cosau), propondo aos servidores da Corte atenção própria sobre cuidados e iniciativas para uma vida mais saudável.

Cada servidor foi atendido por uma equipe multiprofissional formada por técnicos, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos e médicos, que colheu informações, aferiu pressão arterial e passou por exames de bioimpendância e de hemograma. Houve também atendimento individual para analisar a porcentagem de gordura corporal e massa muscular com estabelecimento de metas para melhorar os resultados que não foram bons nos exames.

O projeto tem adesão voluntária do servidor. A diretora de Recursos Humanos do TCETO, Paula Balbio, destacou os motivos que levaram o Tribunal a propor esse trabalho aos servidores. “Cuidar da qualidade de vida começa com a prevenção e, em casos de necessidade, com a mudança de hábitos. A gente espera conscientizar o servidor a contar com a Coordenação da Saúde não só quando está com alguma doença, mas também para receber esse suporte e apoio para acompanhar a evolução dele nos cuidados e busca pela qualidade de vida”, explicou a diretora.

Todo o trabalho feito durante o lançamento do projeto terá continuidade ao longo do ano com o acompanhamento pelos médicos e fisioterapeutas da Cosau, na evolução dos servidores. Isso vale também para os que estão se preparando para participar das Olimpíadas dos Tribunais de Contas, que vai acontecer em setembro deste ano, em Palmas.

“Essa é uma força, um apoio que o servidor está recebendo que, com certeza, fará com que muita gente obtenha resultados, principalmente quem precisa desse incentivo para cuidar mais da sua saúde”, avaliou o servidor Euclides Casemiro.

O motorista Dourival da Rocha Miranda Filho também tirou um tempinho no trabalho para passar pelos exames, conversa com o médico e destacou que “muita gente é descuidada com a prevenção de doenças ou com os cuidados com a saúde e aqui, nesse projeto, essa pessoa tem tudo que precisa para mudar”.

Saúde física e mental

O lançamento do projeto aconteceu na tarde desta terça-feira, 23, e encerrou com duas palestras rápidas que trouxeram informações sobre saúde física e mental. A primeira foi apresentada pela médica Maria Luísa Amgarten que mostrou dados sobre causas de doenças crônicas, hábitos e explicou sobre a composição corporal (gordura X massa).

A outra foi feita pelo psicólogo Pedro Augusto Lima Monteiro. Ele falou sobre desafios enfrentados por quem se propõe a mudanças de hábitos que levam à melhor qualidade de vida. Ele levou ao público informações sobre como identificar o que é importante para cada pessoa e como ter ou fazer o que é importante.

Atendimento continua!

A coordenadora da Saúde, Najla  Mansur Braga, informou que o atendimento do projeto ‘Conta com a Saúde’ continua nesta quarta-feira, 24, e quinta-feira, 25, na Coordenadoria de Saúde (Cosau), a partir das 14 horas.

.