Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Programação extensa no 2º dia do Encontro Nacional dos TCs

Programação extensa no 2º dia do Encontro Nacional dos TCs

11 Visualizações
Publicado: 29 de novembro de 2018 - Última Alteração: 29 de novembro de 2018

Tamanho da Fonte

Conselheiro Severiano preside mesa de palestra dos 30 anos da Constituição Federal

O segundo dia do Encontro Nacional dos Tribunais de Contas reuniu, em um mesmo local, três painéis, cinco palestras, uma mesa redonda e sete eventos paralelos.

Nesta quinta-feira, 29, a programação do evento, realizado no Centro de Convenções de Florianópolis, Santa Catarina, teve início com o painel “A comissão para o aperfeiçoamento da gestão governamental, com as palestras do Ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas, e a conselheira do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Marianna Montebello Willeman. O Ministro substituto Marcos Bemquerer Costa foi o presidente da mesa.


Na sequência, o tema debatido foi “Os 30 anos da Constituição Federal e a conjuntura atual”, com o palestrante Marcio Pugliesi da PUC de São Paulo. O vice-presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Severiano Costandrade, presidiu a mesa dos debates.


As iniciativas integradas das Cortes de Contas pautaram as discussões do painel com os conselheiros Sebastião Carlos Ranna de Macedo (TCE/ES) e Adircélio de Moraes Ferreira Júnior (TCE/SC) e o auditor do Tribunal de Contas do Distrito Federal, Rômulo Miranda Alvim. O tema foi coordenado pelo presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB), conselheiro Ivan Bonilha (TCE/PR).

 MG 9253 cortada

Para finalizar a manhã, o psicólogo Rossandro Klinjey apresentou a palestra “Aprendendo a mudar”. Quem coordenou as discussões foi o presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon.


Eventos paralelos

Ao longo do dia foram realizados sete eventos paralelos: Encontro das unidades de informações estratégicas, primeiro encontro das assessorias militares, controle externo na educação: experiência dos Tribunais de Contas, encontro da Rede de Comunicação, de diretores-gerais de Controle Externo, feira de tecnologia e inovação e o encontro das escolas de Contas.


Além de cases de sucesso, os participantes das atividades paralelas discutiram estratégias conjuntas para as áreas envolvidas.


Tarde

O evento continua durante toda a tarde com a abordagem de assuntos importantes como o uso das mídias sociais, o futuro do controle de políticas públicas, a nova lei de licitações e governança pública.


VI Encontro

O VI Encontro Nacional dos Tribunais de Contas é realizado entre os dias 28 e 30 de novembro. Organizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina e pela Atricon, o evento reúne cerca de 800 pessoas com o tema “O futuro dos Tribunais de Contas, a inovação, integração, prevenção e eficiência”. Clique aqui e confira mais detalhes sobre a programação.