Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Palestra na Semana da Saúde explica hábitos para melhorar qualidade de vida

Palestra na Semana da Saúde explica hábitos para melhorar qualidade de vida

14 Visualizações
Publicado: 30 de novembro de 2018 - Última Alteração: 30 de novembro de 2018

Tamanho da Fonte

Ter uma vida mais saudável requer grandes cuidados em pequenas ações, foi o que entenderam os participantes da palestra “Qualidade de vida no trabalho” com o médico Flávio Cavalcante, que integra a programação da Semana da Saúde do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). A palestra foi realizada na tarde desta sexta-feira, 30, no Auditório da Corte de Contas.

 

IMG 0854

 

O médico, que também é servidor do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, moldou a palestra para atender as necessidades dos servidores apresentando alternativas que podem melhorar a qualidade de vida. “São fatores que vão despertar a importância de saber o que comer e de sair da inércia”, destaca.

 

 IMG 0867

 

Foram apresentados os hábitos que elevam a saúde como: alimentação, atividade física, hidratação, sono, stress controlado, sol e prevenção em saúde. Para a alimentação, foi recomendada a utilização de alimentos menos industrializados, com menos sódio e açúcar em suas composições. A atividade física foi apontada como um fator determinante para o melhoramento da ação do corpo, como a importância de beber água constantemente para que os órgãos funcionem plenamente.

 

A palestra explicou porque foram adotadas as oito horas de sono como um parâmetro. “Estudos estadunidenses apontam que mais ou menos horas de sono do que oito horas propiciam anormalidade de glicemia”, destacou o médico. Priorizar as demandas próprias, preservando o bem-estar também contribui para uma saúde melhor, como também o uso da luz solar para produção de vitamina D, expondo braços, pernas e abdômen, utilizando filtro solar apenas no rosto, em caminhadas para ser realizadas em até três vezes por semana. Além de ir regularmente ao médico.

 

IMG 0880

 

Diversas dúvidas foram sanadas ao longo da palestra, como as diferenças dos óleos comestíveis. Segundo o palestrante, o mais aconselhável é o uso do azeite de oliva in natura e o óleo de coco. Os óleos tradicionais de cozinha podem ser usados, mas deve-se regular o uso.

 

IMG 0881

 

 

Para o estagiário da Diretoria dos Recursos Humanos, Matheus Guimarães, a palestra alertou sobre a importância de fazer rotinas saudáveis. “Às vezes achamos que estamos fazendo bem ao nosso corpo e essa palestra trouxe novidades, alertando para ter cuidado com aquilo que ingerimos e outros hábitos que possam melhorar a qualidade de vida”, relata.

 

Passeio Ciclístico e a Caminhada

Neste sábado, 1º de dezembro, serão realizados o III Passeio Ciclístico e a VIII Caminhada do TCE/TO. As duas atividades ocorrem simultaneamente. A concentração e distribuição dos kits (camiseta e boné) têm início às 7h, no hall de entrada do edifício sede do TCE/TO. A saída está prevista para às 8h.