Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Experiência do TCETO é apresentada com sucesso em evento promovido no Piauí

Experiência do TCETO é apresentada com sucesso em evento promovido no Piauí

78 Visualizações
Publicado: 14 de junho de 2024 - Última Alteração: 17 de junho de 2024

Tamanho da Fonte

Evento teve a participação de Servidores e Membros da Corte Tocantinense

Servidores e membros do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) participam, de 11 a 15 de junho, do Encontro Nacional de Auditoria de Obras Públicas – o ENAOP, em Luís Correia, no litoral do Piauí, promovido pelo Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop) e pelo TCE/PI.

O evento teve 225 pessoas inscritas, entre representantes de entidades, especialistas, membros de Tribunais de Contas e demais atores de fiscalização de contas públicas de todo o Brasil.

Com o tema “Planejamento de Infraestrutura”, o teve objetivo de debater a importância do planejamento para o aperfeiçoando da infraestrutura e das atividades de auditoria das obras públicas no Brasil.

Do TCETO, participaram do ENAOP os auditores de Controle Externo Joselito Alves de Macedo e Thiago Dias de Araújo e Silva, e representando o Ministério Público de Contas, os procuradores Oziel Pereira dos Santos (procurador-geral), Marcos Antônio da Silva Modes e Zailon Miranda Labre Rodrigues, além do chefe de gabinete da procuradoria de Contas, George Washington da Silva Bernardes.

Na parte que tratou dos casos de sucesso, o auditor Thiago Dias, representando a Corte Tocantinense, apresentou o trabalho com o título “Retomada de obras no Tocantins: a contribuição do TCETO”, onde mostrou ao público presente as ações desenvolvidas pelo Tribunal em parceria com o Instituto Federal do Tocantins (IFTO), destacando o projeto “Mãos à Obra”. O projeto consistiu em fazer um diagnóstico das obras paralisadas para fins de retomada com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), nesse caso, para fortalecer o Compromisso Tocantinense pela Primeira Infância.

Este tipo de ação, pioneira entre as Corte de Contas, teve uma repercussão bastante positiva, onde após a apresentação da palestra, representantes de outros Tribunais de Contas procuraram o auditor, para saber de maiores detalhes sobre o projeto apresentado.

“(…) antes, os servidores do TCE iam nos eventos apenas para aprender e agora já estamos dando a nossa contribuição, servindo de exemplo para outros tribunais de contas, e isso é muito gratificante”, pontuou Thiago Dias.

Ainda neste evento, teve a assembleia geral do Ibraop, onde o auditor Joselito Alves de Macedo foi reconduzido como membro do Conselho Deliberativo e do Conselho Fiscal do referido instituto, representando a Corte Tocantinense.