Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Escola Legislativa do Senado Federal promove evento sobre Ubuntu e Inteligência Artificial no serviço público

Escola Legislativa do Senado Federal promove evento sobre Ubuntu e Inteligência Artificial no serviço público

72 Visualizações
Publicado: 7 de junho de 2024 - Última Alteração: 7 de junho de 2024

Tamanho da Fonte

Evento teve participação do TCETO com a palestra sobre avaliações de portais da transparência

Com o objetivo de promover a modernização e eficiência no serviço público, a Escola Legislativa do Senado Federal realizou nesta semana, em Brasília (DF), uma nova edição do Encontro de Gestão, Inovação e Tecnologia no Legislativo (EnGITEC). Neste ano, o evento promoveu debates sobre dois temas fundamentais: a filosofia africana Ubuntu e a aplicação da Inteligência Artificial (IA) no contexto do Poder Público.

Um dos palestrantes do EnGITEC  foi o auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), Arlan Marcos Lima Sousa. Ele explanou sobre ‘Panorama das Avaliações dos Portais da Transparência Pública do Poder Legislativo. O tema foi complementado pela análise da cartilha “Transparência Pública” do TCETO, que fornece recomendações para a padronização do layout desses portais.

Ubuntu

O EnGITEC busca uma reflexão sobre a filosofia Ubuntu, muito presente na África do Sul e ganhou notoriedade mundial com Nelson Mandela. Ubuntu enfatiza a interconexão e a solidariedade entre os indivíduos, será uma das bases para as discussões sobre como criar um ambiente de trabalho mais harmonioso e cooperativo no serviço público.

Para a presidente do EnGITEC, Alzira Fernanda, o sentimento de pertencimento entre os membros da comunidade legislativa é fundamental, e esse sentimento é bem ilustrado pela filosofia africana Ubuntu. “Ubuntu é sobre criar equipes coesas e solidárias, pois introduz a questão da empatia e dos sentimentos no contexto de uma equipe espalhada por cada cantinho desse ‘Brasilzão’ tão diverso”, explicou Fernanda.

Inteligência Artificial

Além do enfoque em Ubuntu, o EnGITEC deste ano trouxe uma abordagem aprofundada sobre a Inteligência Artificial (IA) e seu papel no setor público. Especialistas reunidos no evento discutiram como a IA pode transformar a prestação de serviços aos cidadãos, tornando-os mais ágeis e eficientes. Com a combinação de filosofia humanista e avanços tecnológicos, o EnGITEC buscou fortalecer a eficiência e a integridade no serviço público, promovendo um futuro mais transparente e colaborativo.