Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Encontro de Escuta em Centenário impulsiona construção de políticas públicas mais eficientes

Encontro de Escuta em Centenário impulsiona construção de políticas públicas mais eficientes

113 Visualizações
Publicado: 16 de abril de 2026 - Última Alteração: 17 de abril de 2026

Tamanho da Fonte

Contribuições da população vão subsidiar ações voltadas à infância e às famílias

“Saí muito satisfeito com esse encontro, por tudo que foi falado e pela oportunidade de estar mais perto das autoridades que podem ajudar a melhorar os problemas do nosso município. Se fosse possível, que acontecessem mais reuniões como essa”, disse José Oliveira de Brito, conhecido como Conceição”. A declaração resume o sentimento de quem participou do Encontro de Escuta do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, realizado nesta quinta-feira, 16, no município de Centenário.

Promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO), o encontro reuniu moradores, gestores públicos e representantes de diversas instituições em um momento de escuta ativa e diálogo direto com a população. O objetivo foi compreender, na prática, como os serviços públicos de saúde, educação e assistência social estão sendo ofertados às famílias e identificar pontos de melhoria. Os participantes puderam apresentar demandas e sugerir soluções, contribuindo de forma direta para o aprimoramento das políticas públicas no município.

O presidente do TCETO, conselheiro Alberto Sevilha, destacou a importância da atuação conjunta entre as instituições e da participação da população. “Destacamos a importância da participação de todos, instituições, poder público e, principalmente, das famílias na construção de uma sociedade melhor. É fundamental que pais e mães estejam presentes na vida dos seus filhos, fortalecendo esse laço que é a base da educação e da formação cidadã”, afirmou.

Sevilha também reforçou que a população precisa participar, acompanhar e cobrar, para que as políticas públicas realmente funcionem. “E, ao olhar para os jovens aqui presentes, vemos o futuro sendo construído agora. É esse envolvimento, esse comportamento participativo, que pode transformar a realidade e garantir dias melhores para todos”.

O prefeito de Centenário também reforçou o compromisso da gestão municipal com a escuta da população e a melhoria dos serviços públicos. “Foi uma grande satisfação para nós recebermos esse encontro em Centenário, com a presença de tantas instituições parceiras, que vêm somar e orientar a nossa gestão. Esse momento também foi fundamental para abrir espaço à população, ouvir de perto as demandas e entender onde podemos avançar ainda mais”.

A participação popular foi importante, com moradores contribuindo ativamente com sugestões e relatos sobre a realidade do município. Laírdes de Souza Cardoso destacou que foi um momento de tirar dúvidas, com a participação ativa da população, fazendo perguntas e interagindo com os representantes presentes. “Isso fortalece o diálogo e contribui para que possamos avançar cada vez mais nas políticas públicas do município”.

Construção de soluções

Assim como em Recursolândia, as informações coletadas durante o encontro foram organizadas e utilizadas para iniciar a elaboração do Plano de Ação Intersetorial, que reunirá estratégias voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e à melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

O programa

Nesta nova fase, o programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, avança com foco ainda mais próximo da realidade das famílias, utilizando os encontros de escuta como ferramenta para identificar demandas e construir soluções mais efetivas para cada município.

Consulta Pública

Durante o evento, o Tribunal também reforçou a importância da participação da população na Consulta Pública de 2026, que permitirá aos cidadãos indicar os temas que serão fiscalizados pelo órgão em 2027. CLIQUE AQUI E PARTICIPE!

Próximos encontros

A programação do TCE de Olho no Futuro continua na região do Bico do Papagaio, com novos Encontros de Escuta previstos para os municípios de Piraquê, 28, e Xambioá, 29 de abril, ampliando o diálogo com a população e fortalecendo a construção coletiva de políticas públicas.

Rede de apoio

A ação conta com a participação de uma ampla rede de instituições, incluindo o Governo do Tocantins, Tribunal de Justiça do Tocantins, Ministério Público, Defensoria Pública, secretarias estaduais, Polícia Militar, Controladoria-Geral da União, Associação Tocantinense de Municípios, além de parceiros como UNICEF, FIETO, Energisa, BRK e Hospital de Amor, entre outros.