Dia do Bibliotecário: Homenagem a quem facilita o acesso ao conhecimento

Tamanho da Fonte
Profissionais são fundamentais para a organização e o acesso à informação; TCETO conta com biblioteca aberta ao público
Plataformas digitais, livros virtuais… Os amantes da leitura têm à disposição todos esses recursos e a comodidade de acessar obras literárias sem sair de casa. No entanto, as bibliotecas tradicionais continuam a existir, resistindo ao tempo e à tecnologia, com livros físicos que seguem disponíveis aos leitores.
A Biblioteca Conselheiro José Ribamar de Meneses, do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), é um exemplo disso. Com um acervo de mais de dez mil títulos, entre físicos e digitais, o espaço atende membros e servidores da Corte, além da população em geral.
Para garantir um atendimento eficiente, o papel do bibliotecário é indispensável. Esse profissional multidisciplinar facilita o acesso à informação, conectando usuários às fontes disponíveis nos livros e sistemas.
No TCETO, essa função é desempenhada pela bibliotecária Silvia Mota Sales, servidora concursada desde 1998, que conta com o apoio da servidora Josefa Gomes Pereira. Formada em Biblioteconomia em Belém (PA), Silvia sempre foi apaixonada por livros desde a infância.
Nesta quarta-feira, 12 de março, Dia do Bibliotecário, Silvia celebra a data com entusiasmo. “Tenho amor e orgulho pelo meu trabalho, uma profissão que exerço com muito carinho e dedicação. Sinto-me feliz por colaborar e incentivar a leitura, pois o hábito de ler torna nosso país mais educado e independente”, afirmou.
Além de administrar o acervo, a Biblioteca Conselheiro José Ribamar de Meneses gerencia o sistema de legislação e normas do TCETO, publicando todos os atos, instruções normativas, resoluções administrativas, o regimento interno e a lei orgânica da instituição.
O espaço funciona no mesmo horário de expediente da Corte: das 9h às 18h.
Clique AQUI e veja a reportagem da TV Anhanguera em homenagem aos bibliotecários.