Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Conselheiros do TCETO apresentam na Argentina projeto de aproximação com gestores e cidadãos

Conselheiros do TCETO apresentam na Argentina projeto de aproximação com gestores e cidadãos

79 Visualizações
Publicado: 26 de abril de 2024 - Última Alteração: 26 de abril de 2024

Tamanho da Fonte

Alberto Sevilha e Severiano Costandrade participaram de reuniões com da ASUR e Tribunais argentinos  

Os conselheiros do Tribunal de Contas do Tocantins (TCETO), Alberto Sevilha e Severiano Costandrade, titulares da Sexta e Quarta Relatorias, respectivamente, participaram nos dias 23, 24 e 25, na Província de La Pampa, na Argentina, da Primeira Reunião Anual da Secretaria Permanente dos Tribunais de Contas, Órgãos e Organismos públicos de Controle Externo da República Argentina e da reunião da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR).

Na ocasião, os dois apresentaram o trabalho de aproximação com os gestores e também com a sociedade. Foi exibido um vídeo que mostrou detalhes do projeto “Orientar para Transformar”, uma iniciativa que põe os conselheiros e os técnicos do Tribunal diretamente em contato com a realidade do cidadão e dos gestores municipais. A ação é desenvolvida por meio de reuniões técnicas nos municípios. Além de palestras e treinamentos, todos visitam comunidades indígenas e serviços públicos, como unidades de saúde, escolas, creches e museus.

Outro efeito prático da iniciativa é a sensibilização dos gestores quanto à importância de se engajaram em outras ações do Tribunal de Contas, como a mobilização pela primeira infância, que foca no atendimento integral a crianças de 0 a 6 anos.

Os participantes da reunião parabenizaram os conselheiros e aproveitaram para reunir informações sobre o projeto para poder replicar em seus respectivos Tribunais, inclusive, os internacionais.

Reunião ASUR

Durante a reunião da Associação de Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul (ASUR) foi proposto pelo presidente da entidade, Marco Peixoto, investigações conjuntas, a realização de uma Auditoria Bi-nacional no âmbito do Meio Ambiente, na fronteira Brasil e Argentina, por uma equipe formada por membros e técnicos dos Tribunais de Contas de ambos os países, sendo o resultado apresentado no Encontro Nacional dos TCs do Brasil e Encontro da ASUR que ocorrerão em novembro, em Foz do Iguaçu. Além do avanço das discussões sobre trabalhos utilizando a inteligência artificial.

Na ocasião, colocaram em discussão a possibilidade da inclusão dos blocos do Uruguai, Bolívia e Chile a ASUR, o que será definido em breve numa próxima reunião, como comunicou o presidente Peixoto.