Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Biblioteca recebe alunos da Escola Antônio Gonçalves de Carvalho Filho

Biblioteca recebe alunos da Escola Antônio Gonçalves de Carvalho Filho

10 Visualizações
Publicado: 5 de dezembro de 2018 - Última Alteração: 7 de abril de 2020

Tamanho da Fonte

Visita marcou a última edição do TCE de Portas Abertas.

Na tarde desta quarta-feira, 5, a aluna da Escola Municipal Antônio Gonçalves de Carvalho Filho, Leticia Moreira de Souza, de 11 anos, conheceu a biblioteca do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO). “Essa biblioteca é mais legal que a da minha escola. Tem um monte de livros legais, computadores e ar-condicionado”, relata a jovem que junto com os colegas conheceram a estrutura de leitura da Corte de Contas.

 

A visita à biblioteca é a última do ano e integra o programa “TCE de Portas Abertas” e foi acompanhada dos Mediadores de Leitura, programa de incentivo à leitura do SESC. Segundo a mediadora, Mayara Taís, a atividade incentiva os estudantes da contação de histórias. “É um momento das crianças se aproximarem das histórias que contamos nos livros, além de desenvolver dinâmicas que exploram a criatividade e torna divertida a leitura”, pontua.

 

Participaram da ação também as mediadoras Agnes Maria Carreiro Gonçalves, Mylena Pereira de Brito, Rayssa Araújo da Conceição e Renilza Majestade, que apresentaram o livro “Se criança governasse o mundo …” de Marcelo Xavier e a obra “Os Direitos Das Crianças Segundo Ruth Rocha”, da escritora infantil da Ruth Rocha.

 

O estagiário do Instituto de Contas 5 de Outubro, Antônio Carlos Junior apresentou diversas músicas às crianças com o Ukelelê, instrumento de cordas havaiano. Ainda foi entregue aos professores Marinalva Barbosa e Rogério Fernandes de Oliveira, o livro “Ele era Assim” de Terezinha Ramos Toledo, filha de criação do ex-presidente Antônio Gonçalves.

 

Para a professora é relevante ter a obra na escola para que os estudantes saibam quem é o homem que dá o nome à instituição de ensino. “É muito importante saber quem foi Antônio Gonçalves de Carvalho Filho para que a memória seja preservada e nos lembrarmos da importância que o primeiro presidente do TCE/TO teve no Estado”, disse.