Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Atendimentos médicos e fisioterapêuticos marcaram a OTC Jalapão 2024

Atendimentos médicos e fisioterapêuticos marcaram a OTC Jalapão 2024

68 Visualizações
Publicado: 1 de outubro de 2024 - Última Alteração: 3 de outubro de 2024

Tamanho da Fonte

Diversos atendimentos foram realizados durante o evento, garantindo o bem-estar dos atletas

As Olimpíadas dos Tribunais de Contas (OTC Jalapão), realizadas em Palmas entre os dias 23 e 27 de setembro, movimentaram mais de 1.100 competidores de 24 delegações de todo o Brasil, em 24 modalidades esportivas. Além do espírito esportivo e da competição saudável, um ponto de destaque foi o suporte oferecido na área de fisioterapia e saúde aos atletas, essencial para o bom andamento dos jogos e recuperação dos participantes.

A Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) Palmas foi parceira no evento, disponibilizando uma equipe de aproximadamente 60 alunos do curso de Fisioterapia, sob a supervisão de cinco professores, coordenados pelo professor Fernando Mendonça Cardoso. O resultado dessa parceria foi mais de 800 atendimentos realizados durante os cinco dias de competição.

Entre as principais atividades, a equipe de fisioterapia ofereceu massagens, liberação miofascial, bandagens, tratamento com banheiras de crioterapia, mobilizações e relaxamento. Além disso, os atletas receberam cuidados especiais para tratar edemas, entorses e outras lesões, sempre com orientações sobre suas condições físicas e prevenção de novos problemas.

A delegação do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) destacou a importância desse apoio, afirmando que o atendimento dos fisioterapeutas foi “intensamente utilizado” e que “salvou muita gente” durante os jogos. O reconhecimento foi tanto que a delegação expressou o desejo de que essa experiência seja incorporada permanentemente em futuras edições das Olimpíadas.

Além da fisioterapia, a saúde dos participantes também foi monitorada pela equipe da Coordenadoria de Saúde (Cosau) do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO). Atuaram nos atendimentos os médicos Dr. Joandson e Drª Maíra, os fisioterapeutas Maurício, Renata e o estagiário Mykhael, além das enfermeiras Marleide, Luciana e Milena. O time também contou com o apoio psicológico de Pedro, além da colaboração de Bruno Barros, do jovem trabalhador Victor e da estagiária Maria Fernanda.

A Cosau acompanhou os atletas do TCETO nos jogos realizados na AABB e na UFT (Atletismo), fazendo o atendimento in loco na área da medicina e enfermagem/fisioterapia, sempre que necessário, além de mobilizar estrutura de atendimento na AABB, para casos mais graves. “Promovemos não só atendimentos dos atletas do Tocantins, como também dos demais participantes”, destacou a coordenadora da Cosau, Najla Mansur.