Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE Tocantins > Institucional > Pronunciamentos > 03/10/11 – III Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil

03/10/11 – III Seminário de Comunicação dos Tribunais de Contas do Brasil

Tamanho da Fonte

Local: Rio de Janeiro
Data: 03/10/11

Caros conselheiros, procuradores, auditores, a quem eu saúdo na pessoa dos presidentes do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Jonas Lopes de Carvalho Júnior, e do Tribunal de Contas do município do Rio de Janeiro, Thiers Montebello, Sra diretora do PROMOEX, Heloisa Garcia Pinto, prezados assessores de comunicação, bom dia.

É preciso, antes de qualquer coisa, agradecer a disponibilidade que o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro tem dispensado ao PROMOEX. Neste ano, este é o segundo encontro nacional que este TCE sedia. E é com muita alegria que nós, do Instituto Rui Barbosa, vemos esta participação deste que é um dos Tribunais de Contas mais importantes do nosso país. Com fundamental apoio do Tribunal de Contas do município do Rio de Janeiro, organizou com esmero e presteza este seminário de comunicação e ainda nos brindou com o privilégio de poder aqui realizar a nossa assembleia do IRB amanhã. Eu agradeço, portanto, aos presidentes e companheiros Jonas Lopes e Thiers Motebello, por esta oportunidade de nos reunirmos aqui na cidade maravilhosa.

Temos muita satisfação em dizer que a comunicação nos Tribunais de Contas tem avançado exponencialmente nos últimos anos, em especial com o advento do PROMOEX.

Daqui a pouco, o coordenador do GCI, conselheiro Fernando Guimarães, apresentará aos senhores o diagnóstico das assessorias de comunicação e todos poderão ver que as melhorias são sensíveis. Vamos fazer um simples exercício de memória: comparemos a comunicação dos tribunais de contas hoje com aquela debatida no primeiro evento sobre o tema, realizado lá em minha terra, Teresina, no Piauí. Vocês se lembram? Quanta coisa mudou…

E digo que o grande responsável foi sim o PROMOEX. Pelo programa, muitos de nossos colegas conselheiros abriram seus horizontes para a importância não só de se divulgar as ações e decisões, mas de se relacionar com a sociedade, com outros órgãos e também internamente, com servidores.

Também foi pelo PROMOEX, que assessores de comunicação se conheceram e puderam trocar experiências de sucesso, copiá-las, adaptá-las e difundi-las. Pelo PROMOEX, construímos o portal nacional dos tribunais de contas, o controle público. Embora com a necessidade de maior participação de alguns tribunais, é um canal fundamental de integração principalmente de nossos técnicos.

Mas isso não quer dizer que tudo está bem, longe disso. Precisamos avançar muito. Ser um servidor público, trabalhar para fiscalizar a utilização do bem público é um orgulho para todos nós. È missão de honra. A transparência de nossos atos, de nossas sessões, de nossas decisões deixou de ser uma opção. È uma obrigação. Quem refuta a transparência “nega o novo”. É com satisfação que vejo mais uma vez tribunais do Brasil inteiro juntos para debater avanços neste sentido. Mostra que o programa de modernização foi efetivo e pavimentou um caminho para o aprimoramento.

E ficamos imensamente satisfeito por fazer parte do Instituto Rui Barbosa neste momento. Nós do IRB, sonhamos com tribunais de contas cada vez mais modernos, atualizados e, principalmente, transparentes. Tenho certeza que é o mesmo sonho dos meus colegas conselheiros e dos senhores técnicos. Por isso fico feliz. Este evento é definitivamente uma prova de que estamos evoluindo.

Obrigado!

Conselheiro Severiano Costandrade
Presidente do Tribunal de Contas do Tocantins e do Instituto Rui Barbosa