Planejamento Estratégico é tema de evento em Brejinho de Nazaré

Tamanho da Fonte
TCE é parceiro de iniciativa pioneira no município que completa 59 anos.
“Boa sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra o planejamento”. Esta famosa frase foi dita por Thomas Edison, conhecido como o criador da lâmpada incandescente e considerado um dos maiores inventores e empreendedores da história dos Estados Unidos. Foi com as palavras do famoso inventor que o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE/TO), conselheiro Manoel Pires dos Santos, resumiu a importância de planejar as ações para conquistar bons resultados.
Com esse propósito, na manhã desta terça-feira, 14, autoridades e moradores se reuniram na quadra da escola Wanda Ferreira, em Brejinho de Nazaré, para o lançamento do Plano Estratégico do município. O documento, apresentado no dia do aniversário da cidade, contempla as atividades previstas até 2021.
Na abertura do evento, a prefeita da cidade, Miyuki Hyashida, agradeceu aos parceiros e aos integrantes de sua equipe que atuaram na elaboração do Plano. “As verbas são cada vez menores, se não fizéssemos esse trabalho, a situação se tornaria bastante complicada”, disse.
O secretário de Administração e Planejamento, finanças e orçamento, Jonas Aires da Silva, falou sobre as melhorias implementadas durante a elaboração do Plano Estratégico e a construção do PPA – Plano Plurianual. Dentre os destaques, a criação do Diário Oficial Eletrônico e o projeto de piscicultura.
Parceria com o TCE
A assessora especial de Planejamento e Desenvolvimento organizacional do TCE/TO, Márcia Cristina Gonçalves, apresentou o Mapa Estratégico do município. Isso porque todo o trabalho de elaboração do plano foi realizado em conjunto com a Corte de Contas, por meio de uma ação idealizada pelo conselheiro José Wagner Praxedes, titular da 3ª relatoria, da qual Brejinho de Nazaré é jurisdicionada. A iniciativa pioneira faz parte do projeto “Planejando o Desenvolvimento Municipal”, iniciado em 2014 e que será expandido a partir do trabalho piloto de Brejinho.
Desenvolvimento local
Durante o encontro, a economista Socorro Erculano, ex-presidente do Conselho Regional de Economia, abordou “Os Aspectos Econômicos e Sociais que mais Impactam no Desenvolvimento Municipal”.
Na sequência, o conselheiro José Wagner Praxedes detalhou como foi feito o trabalho de planejamento com a equipe de gestão da cidade e ressaltou o fato de muitas das atividades previstas já estarem sendo feitas na prática. “O PPA foi feito com base nas metas previstas, de acordo com a realidade local, o que proporcionou uma economia de orçamento.”
Em sua fala, o presidente da Corte, conselheiro Manoel Pires dos Santos, enfatizou a importância do Planejamento Estratégico, citando o êxito obtido pelo próprio Tribunal. “É muito gratificante participar das reuniões e verificar o empenho dos colaboradores em busca do aprimoramento do nosso ofício. Hoje, contabilizamos excelentes resultados”, comemorou.
Também tiveram fala o ex-governador e deputado federal, Carlos Gaguim e os deputados estaduais Paulo Mourão e Eduardo do Dertins.
Municípios
Além dos conselheiros e integrantes da equipe de gestão de Brejinho de Nazaré, participaram do lançamento representantes dos demais 25 municípios que integram a regional da 3ª relatoria do Tribunal: Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Chapada da Natividade, Combinado, Conceição do Tocantins, Dianópolis, Ipueiras, Lagoa do Tocantins, Lavandeira, Mateiros, Monte do Carmo, Natividade, Novo Alegre, Novo Jardim, Pindorama do Tocantins, Ponte Alta do Bom Jesus, Ponte Alta do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Porto Nacional, Rio da Conceição, Santa Rosa do Tocantins, Silvanópolis, Taguatinga e Taipas do Tocantins.
Ao final das atividades, foram distribuídos exemplares dos Planos Estratégicos de Brejinho de Nazaré e também da Corte de Contas.