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Guia prático para gestores aborda aquisição de medicamentos

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Publicado: 7 de janeiro de 2020 - Última Alteração: 7 de janeiro de 2020

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TCE/TO disponibiliza terceiro tema do projeto Profissão Gestor

O projeto Profissão Gestor disponibilizou mais uma videoaula, a terceira do programa, e dessa vez o tema é Aquisição de Medicamentos. A proposta do Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) é propiciar ao gestor municipal um guia prático com informações de legislação e normas pertinentes às temáticas. O Profissão Gestor é uma atividade que integra o projeto TCE + Ação. A videoaula é apresentada pelo auditor de Controle Externo, Diogo de Sousa Lemos.

 

O Tribunal de Contas elaborou esse guia para orientar gestores da Saúde pública nos níveis Estadual e Municipal, quanto às boas práticas de aquisição de medicamentos e de armazenamento nos almoxarifados das farmácias públicas. O conteúdo tem como base os resultados das fiscalizações do Controle Externo e as manifestações do Controle Social.

 

As boas práticas abordam a importância do planejamento para aquisição, pois ajusta a compra às reais necessidades de cada localidade, evitando, com isso, os danos e desperdícios decorrentes da compra de medicamentos vencidos, desnecessários ou inadequados, garantindo aos pacientes a medicação certa quando necessitada.

 

O planejamento inclui um levantamento técnico específico que identifique a demanda de sua cidade ou estado por cada tipo de medicamento (princípio ativo), utilizando para isso os registros de atendimentos do ano em vigência e dos dois anos anteriores.

 

O acesso à videoaula é permitido por meio do site do TCE/TO, no link

 

Profissão Gestor – Aquisição de Medicamentos