Gestores, confiram as dicas do TCE na hora de contratar o transporte escolar
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Orientações visam as boas práticas da gestão pública
O Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) listou oito passos que não podem faltar na hora de planejar a contratação de transporte escolar. A ideia é conscientizar os gestores sobre o benefício continuo do planejamento na administração pública.
O primeiro passo começa com o levantamento da demanda de alunos que necessitam de transporte escolar. O assunto já foi pauta do Profissão Gestor, a série de videoaulas produzidas pelo TCE sobre as boas práticas da administração pública. No vídeo sobre transporte escolar, pontua-se que o gestor deve realizar um levantamento específico e detalhado das necessidades do município ou estado.
O segundo passo é relacionar o endereço dos alunos que desfrutam do transporte escolar. Já o terceiro passo é mapear a topografia local.
O quarto passo consiste em obter informações sobre o horário de funcionamento das aulas por escola. O quinto baseia-se em definir o número de veículos e itinerários a serem executados a cada mês letivo.
O sexto passo é desenvolver planilhas discriminando as rotas, bem como variações em seus turnos e sentidos. O sétimo passo trata de produzir a composição analítica dos preços do quilômetro rodado a ser pago a empresa contratada para cada uma das rotas executadas a cada mês.
O oitavo e último passo consiste em organizar a relação das escolas do Estado/Municípios, especificando, para cada uma delas, a localização georreferenciada por GPS, e o número de alunos transportados por turno no mês anterior ao da prestação.
Abaixo, assista a videoaula completa!