Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Com foco na prevenção, TCE Tocantins dá início à campanha Outubro Rosa

Com foco na prevenção, TCE Tocantins dá início à campanha Outubro Rosa

190 Visualizações
Publicado: 3 de outubro de 2022 - Última Alteração: 3 de outubro de 2022

Tamanho da Fonte

Mobilização contempla diálogos, palestra e arrecadação de produtos para a Liga Feminina

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama contribuem para a redução da letalidade. É por isso que todos os anos há uma mobilização mundial de conscientização realizada neste mês e que leva o nome de Outubro Rosa. Nesta segunda-feira, 3, o Tribunal de Contas do Tocantins (TCE/TO) deu início à campanha numa abordagem aos servidores com a entrega do laço de fita cor-de-rosa, símbolo da ação.

A recepção foi realizada por servidores da Diretoria de Recursos Humanos do TCE/TO que devem iniciar, a partir desta terça-feira, 4, uma série de visitas diárias aos departamentos da instituição para uma conversa sobre a importância da prevenção e do autocuidado.  

Como parte da campanha Outubro Rosa, no dia 19 de outubro, às 15h, haverá uma palestra para servidores do TCE/TO com o tema “Oncologia Clínica nos Tipos de Câncer na Mulher”. O palestrante é o médico especialista em Oncologia, Gleisson Perdigão.

O Presidente do Tribunal, Conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, participou da recepção aos servidores, na entrada do prédio sede. “Cuidar da saúde é muito importante. Existem doenças silenciosas e essa campanha é um alerta, um chamado para não descuidar da prevenção”, ressaltou o Presidente. Ele fez um convite aos servidores para que participem da arrecadação que a campanha promove no TCE/TO. “Convido a todos a participarem e fazer a sua parte nesse ato de solidariedade ao trabalho que a Liga Feminina desenvolve de atender pacientes e dar o suporte necessário”, destacou.

A coordenadora de Saúde, Marleide Alexandre enfatizou a importância de multiplicar a conscientização sobre a prevenção ao câncer e lembrou a importância da mobilização para a doação que ajudará a Liga Feminina no atendimento que faz às pacientes cadastradas na entidade. Marleide lembrou da arrecadação durante a campanha Outubro Rosa de 2021, quando a mobilização superou as expectativas e reuniu mais de dois mil produtos de higiene pessoal, sendo uma das maiores campanhas solidárias feitas pelo Tribunal de Contas.

“Essa campanha já é uma tradição no TCE/TO. Todo dia, na realidade, é dia de cuidar da saúde, mas é bom que a gente tenha uma data significativa para reforçar esse cuidado”, frisou o diretor-geral de Administração e Finanças do TCE/TO, Flávio Brito.

Arrecadação

Durante a campanha Outubro Rosa, a Diretoria de Recursos Humanos disponibiliza caixas nas entradas do TCE/TO para que os servidores tragam doações diversas, principalmente de produtos de higiene pessoal.

Toda a arrecadação é doada à Liga Feminina de Combate ao Câncer, que atende, atualmente, cerca de 400 pessoas diagnosticadas com câncer e vivem em situação de vulnerabilidade.

As doações poderão ser feitas a partir desta terça-feira, 4. Os produtos podem ser absorvente, creme dental, hidratante, xampu, condicionador de cabelo, desodorante, escova de dentes, fio dental, pasta de dente, sabonete, papel higiênico, loção, etc…

Laço cor-de-rosa

A ideia de usar um laço feito em fita na cor rosa nasceu em 1990, numa ação da Fundação Susan G. Komen for the Cure, de  Nova York, EUA. Ali foi realizada uma corrida pela cura do câncer de mama e os participantes receberam um laço rosa, que se tornou símbolo da iniciativa.