Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCETO > Sala de imprensa > Notícias > Undime passa a integrar o programa Aliança pela Primeira Infância

Undime passa a integrar o programa Aliança pela Primeira Infância

120 Visualizações
Publicado: 24 de setembro de 2025 - Última Alteração: 25 de setembro de 2025

Tamanho da Fonte

Apoio da associação vem fortalecer as políticas voltadas às crianças de 0 a 6 anos

O presidente do Tribunal de Contas (TCETO), Alberto Sevilha, e o coordenador do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância, conselheiro Severiano Costandrade, se reuniram com o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) – seccional tocantinense, Humberto Castilho, na manhã desta terça-feira, 23. Em pauta, assuntos relativos à atuação da entidade, que tem a missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação para construir e defender a educação pública.

Durante o encontro também foram abordadas as ações do programa TCE de Olho no Futuro – Aliança pela Primeira Infância. A Undime se propôs a somar forças a fim de fortalecer a pauta da educação nos municípios e impulsionar os indicadores sociais. O presidente da Corte, Alberto Sevilha, agradeceu a disposição da Undime que passou a integrar a aliança em prol das crianças tocantinenses e suas famílias.

Já o conselheiro Severiano Costandrade reforçou o papel da associação e explicou que o programa vai gerar relatórios de alerta aos municípios que vão refletir diretamente nas contas dos gestores municipais.

Pautas

Durante o encontro realizado no gabinete da presidência, foram abordadas pautas como evasão escolar, condições das creches na primeira infância, merenda escolar, recursos da educação e índices municipais na educação infantil.

As coordenadoras técnicas programa, Dagmar Gemelli e Thalyta Fernandes, também participaram da reunião e trouxeram informações e dados importantes sobre educação nos municípios. Thalyta apresentou o Observatório do Cidadão no site do Tribunal onde constam índices, metas e desafios.

Na ocasião, o presidente Castilho apresentou as demandas e as propostas da instituição, se mostrando entusiasta e apoiador da causa.

Participação

Participaram da reunião o vice-presidente da Undime e secretário de Educação de Cristalândia, Wesley Portugal; a coordenadora institucional da entidade, Rute Soares; além da secretária de Educação de Lajeado, Alzirene Sousa.