Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal marca presença no lançamento do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública

Tribunal marca presença no lançamento do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública

60 Visualizações
Publicado: 21 de março de 2025 - Última Alteração: 21 de março de 2025

Tamanho da Fonte

PNTP busca fortalecer o acesso à informação; ano passado foram analisados 7.370 portais

O Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCETO) esteve representado no lançamento do ciclo 2025 do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), realizado nesta quinta-feira, 20, na sede do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). O auditor de controle externo e coordenador da equipe do programa no Tocantins, João Paulo de Aguiar da Silveira, participou do treinamento promovido para os Tribunais de Contas de todo o país.

O evento reuniu cerca de 100 técnicos das Cortes de Contas brasileiras, que receberam orientações sobre os regulamentos e ferramentas que serão utilizados na nova etapa do programa. O PNTP tem como objetivo avaliar a transparência dos órgãos públicos e estimular melhorias no acesso às informações por parte da sociedade. No ciclo de 2024, foram analisados 7.370 portais públicos, um avanço significativo no fortalecimento da cultura da transparência.

Durante a solenidade de abertura, o vice-presidente executivo da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Joaquim de Castro, ressaltou o impacto do programa. “A cada ciclo, vemos um avanço expressivo. O PNTP tem conquistado respeito e admiração dos gestores e reforçado a importância da transparência pública”, afirmou.

O secretário executivo do PNTP, Volmar Bucco Junior, também destacou o crescimento dos índices de transparência no país. Segundo ele, o Brasil teve um aumento de 10% no índice total de transparência entre 2023 e 2024, e o número de portais públicos com a certificação Diamante mais do que dobrou nesse período.

O PNTP foi criado com a proposta de padronizar a avaliação da transparência pública e fortalecer o controle social, sendo conduzido pela Atricon em parceria com o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). A iniciativa já se consolidou como uma referência nacional e segue avançando com o apoio dos Tribunais de Contas de todo o país.

João Paulo de Aguiar participou do treinamento promovido para os Tribunais de Contas