Acessibilidade

Tamanho da Fonte

Alto contraste
Ir para o conteúdo 1 Ir para o menu 2 Ir para o rodapé 3
TCE/TO > Sala de imprensa > Notícias > Tribunal de Contas recebe alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes

Tribunal de Contas recebe alunos do Centro de Ensino Médio Tiradentes

176 Visualizações
Publicado: 25 de outubro de 2012 - Última Alteração: 25 de outubro de 2012

Tamanho da Fonte

Esta foi a segunda edição durante este semestre do projeto TCE de Portas Abertas.

Cerca de 50 alunos do 3º ano do ensino médio, do CEM Tiradentes, localizado na Região Sul da Capital, visitaram as dependências do Tribunal de Contas do Estado na tarde desta quarta-feira, 24. Além dos alunos, as orientadoras educacionais do colégio, Zenaide Beekman e Rosane Fernandes, e a supervisora da Diretoria Regional de Ensino, Josinei Duailibe, também participaram da visita.

Acompanhados por servidores da Assessoria de Comunicação do TCE, os estudantes conheceram a estrutura, o funcionamento e o papel da Corte de Contas na fiscalização dos recursos públicos, através de mais uma edição do projeto TCE de Portas Abertas.

Os alunos começaram a visita assistindo a sessão plenária do Tribunal. O presidente Severiano Costandrade deu as boas vindas e ressaltou a importância da presença dos alunos: “O TCE está sempre de portas abertas para que vocês visitem e conheçam um pouco mais sobre o papel fiscalizador do Tribunal”, afirmou o presidente.

Ao saírem da sessão, o coordenador do Corpo Especial de Auditores, Márcio Aluizio Moreira Gomes acompanhou e orientou os alunos sobre os trabalhos desenvolvidos pelo TCE. Durante as explicações os estudantes puderam esclarecer suas dúvidas. As procuradoras do Ministério Público de Contas, Raquel Medeiros e Litza Leão explicaram a função da procuradoria de fiscalização da lei e ressaltou o papel de cada um na denúncia de possíveis irregularidades no uso do dinheiro público.

Em seguida, os alunos assistiram a vídeos institucionais em uma sala do Instituto de Contas.

Avaliação

A estudante Danielli Marinho Zuil disse estar surpreendida ao descobrir o poder que o cidadão tem nas mãos por ter possibilidade de denunciar e fiscalizar os governantes: “Para mim foi muito importante, porque, até então, eu não sabia da função do TCE dentro do Estado e não sabia que eu, como estudante, poderia atuar na sociedade fazendo denúncias, fiscalizando e fazendo a minha parte”, explicou Danielli, completando: “Como cidadã veio aquela luzinha na minha mente de fiscalizar, ter os olhos mais abertos porque a corrupção está por toda parte”.

A orientadora educacional da escola, Zenaide Beekman, avaliou como positiva essa iniciativa do Tribunal: “Eu parabenizo o TCE por essa iniciativa, pois, pensando no Tribunal como órgão fiscalizador do bem público, não se pode pensar em uma educação sem a formação crítica onde se pense em transparência e gestão compartilhada. Ou seja, o cidadão tem direito de opinar, de participar, de saber o que está acontecendo com o dinheiro que é público”. A orientadora também declarou: “Ficamos felizes com a parceira, pois sabemos que parcerias como essa é que formam um cidadão consciente”.

Projeto

Criado em 2010 pela Corte de Contas tocantinense, o TCE de Portas Abertas é uma das ações de transparência da instituição. Seu objetivo central é aproximar a comunidade do TCE, fazendo com que a população participe, cada vez mais, da fiscalização dos recursos públicos.

Interessados em participar devem entrar em contato com Assessoria de Comunicação do Tribunal de Contas, por meio do telefone (63) 3232-5837.