Tribunal de Contas recebe alunos do Centro de Ensino Médio Castro Alves

Tamanho da Fonte
Cerca de 20 alunos, além de professores e coordenadores, do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves visitaram as dependências do Tribunal de Contas nesta quarta-feira, 12
Cerca de 20 alunos, além de professores e coordenadores, do Centro de Ensino Médio (CEM) Castro Alves visitaram as dependências do Tribunal de Contas nesta quarta-feira, 12. Acompanhados por servidores da Assessoria de Comunicação, os estudantes conheceram a estrutura e a função da Corte de Contas, em mais uma edição do projeto TCE de Portas Abertas.
Na ocasião, os jovens aprenderam a função da Corte de Contas, como agente fiscalizador dos recursos públicos, assistiram a vídeos institucionais sobre a estrutura interna e o funcionamento do Tribunal, bem como suas ações de incentivo à transparência pública, ao controle social e, principalmente, à cidadania.
O coordenador do Corpo Especial de Auditores, Márcio Aluizio Moreira Gomes também acompanhou e orientou os alunos sobre os trabalhos desenvolvidos pelo TCE. “Ficamos extremamente satisfeitos com a visita e o interesse de vocês”, declarou o auditor. Os estudantes também puderam esclarecer dúvidas quanto a Lei da Ficha Limpa, o direito de denunciar possíveis irregularidades dos gestores, entre outros assuntos, ao conhecerem o Ministério Público de Contas.
Avaliação
Na opinião dos alunos, a visita foi muito proveitosa e despertou o sentimento de cidadania: “A parte que mais gostei na visita foi quando conhecemos o trabalho dos procuradores e nos falaram sobre a Lei da Ficha Limpa, que é um assunto importante e de interesse de todos”, comentou a aluna Mikaela Lopes.
Já, Meiriel Santos da Costa contou como gostou de aprender sobre o trabalho da instituição. “Com a visita eu aprendi que o Tribunal de Contas fiscaliza o dinheiro público e onde os gestores estão empregando o dinheiro dos nossos impostos”, disse.
A coordenadora pedagógica do colégio, Francileide Sousa Coelho, parabenizou o Tribunal de Contas pela iniciativa: “É uma iniciativa louvável. Foi impactante tanto para nós quanto para os alunos. Os estudantes, com certeza, sairão daqui com muito mais conhecimento”, descatou.
Durante a visita, eles também acompanharam a Sessão Plenária, onde o conselheiro presidente Severiano Costandrade deu as boas vindas e agradeceu a presença dos alunos e professores.
Projeto
Criado em 2010 pela Corte de Contas tocantinense, o TCE de Portas Abertas é uma das ações de transparência da instituição. E tem como objetivo central aproximar a comunidade do TCE, fazendo com que a população participe, cada vez mais, da fiscalização dos recursos públicos.